Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição fotográfica destaca mulheres protagonistas


 Gente de Opinião

Álvaro Kalix Ferro, coordenador da Coordenadoria de Mulheres do TJRO

Gente de OpiniãoUma das últimas ações do mês da mulher, programação do Tribunal de Justiça de Rondônia para homenagear a luta delas por reconhecimento e contra a opressão, é a exposição fotográfica “Primeiro Plano”, que retrata mulheres protagonistas da sociedade rondoniense.

Em cartaz no edifício-sede até sexta-feira, dia 8, a mostra composta de dez fotos, percorrerá várias unidades do Judiciário, tanto na capital quanto no interior do Estado, sempre com a exibição de filmes com a proposta de discussão sobre a condição da mulher, principalmente o combate à violência contra elas.

A busca por uma sociedade igualitária depende de uma mudança de cultura. Por isso, a exposição põe foco em exemplos positivos de mulheres que, de alguma forma, contribuem, por meio de suas atitudes e trajetória, com a conscientização sobre os direitos da mulher na sociedade moderna.

Elas não estão mais em posição inferior, lutam por igualdade e justiça social. Aqui estão em primeiro plano, justamente para lembrar que devem ser respeitadas, nos seus diferentes papeis.

São mulheres notáveis e ao mesmo tempo mulheres comuns, que espelham a luta diária por oportunidades iguais, pelo tratamento digno, pelo fim de qualquer tipo de violência.

As mulheres retratadas na exposição foram fotografadas por outras mulheres, que utilizam a fotografia como instrumento de expressão e reflexão sobre a realidade. Ana Carolina Cardoso, Marcela Bonfim, Michele Saraiva, Raíssa Dourado e Simone Norberto assinam as imagens capturadas para dar luz a personalidades marcantes de nossa sociedade.
 

Agradecimento

Na próxima semana, de 11 a 15, a exposição segue para o Fórum Sandra Nascimento. Na sexta-feira, dia 8, no encerramento da exposição no edifício-sede, o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, fará um agradecimento às participantes do projeto que emprestaram suas imagens e histórias à campanha de defesa dos direitos humanos da mulher.

O encontro será às 9 horas, com presença também das fotógrafas e dos envolvidos na produção da exposição.


Fonte: Ascom TJRO
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio