Quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 07h04

Álvaro Kalix Ferro, coordenador da Coordenadoria de Mulheres do TJRO
Uma das últimas ações do mês da mulher, programação do Tribunal de Justiça de Rondônia para homenagear a luta delas por reconhecimento e contra a opressão, é a exposição fotográfica “Primeiro Plano”, que retrata mulheres protagonistas da sociedade rondoniense.
Em cartaz no edifício-sede até sexta-feira, dia 8, a mostra composta de dez fotos, percorrerá várias unidades do Judiciário, tanto na capital quanto no interior do Estado, sempre com a exibição de filmes com a proposta de discussão sobre a condição da mulher, principalmente o combate à violência contra elas.
A busca por uma sociedade igualitária depende de uma mudança de cultura. Por isso, a exposição põe foco em exemplos positivos de mulheres que, de alguma forma, contribuem, por meio de suas atitudes e trajetória, com a conscientização sobre os direitos da mulher na sociedade moderna.
Elas não estão mais em posição inferior, lutam por igualdade e justiça social. Aqui estão em primeiro plano, justamente para lembrar que devem ser respeitadas, nos seus diferentes papeis.
São mulheres notáveis e ao mesmo tempo mulheres comuns, que espelham a luta diária por oportunidades iguais, pelo tratamento digno, pelo fim de qualquer tipo de violência.
As mulheres retratadas na exposição foram fotografadas por outras mulheres, que utilizam a fotografia como instrumento de expressão e reflexão sobre a realidade. Ana Carolina Cardoso, Marcela Bonfim, Michele Saraiva, Raíssa Dourado e Simone Norberto assinam as imagens capturadas para dar luz a personalidades marcantes de nossa sociedade.
Agradecimento
Na próxima semana, de 11 a 15, a exposição segue para o Fórum Sandra Nascimento. Na sexta-feira, dia 8, no encerramento da exposição no edifício-sede, o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, fará um agradecimento às participantes do projeto que emprestaram suas imagens e histórias à campanha de defesa dos direitos humanos da mulher.
O encontro será às 9 horas, com presença também das fotógrafas e dos envolvidos na produção da exposição.
Fonte: Ascom TJRO
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz
Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho
Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas
O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)