Quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - 06h54

O artista plástico e artesão pernambucano J. Lyra abre sua exposição nessa quinta feira, dia 24 de setembro, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a partir das 10 horas da manhã.
Antes de descobrir sua paixão pela marchetaria, Jefferson Lyra de Lima, já foi militar do exército e bombeiro militar em João Pessoa-PB. Chegou a Porto Velho em 1987, onde exerceu por dez anos a função de agente penitenciário.
Como sempre gostou de trabalhar com sobras de madeira, isso o levou a fazer um curso de artesanato no SEBRAE. Pelo seu destaque durante esse curso, foi convidado para fazer parte do pólo turístico de Rondônia e ministrou aulas de artesanato em madeira em vários municípios. Exerceu também por muitos anos a profissão de mestre de obras.
Sua matéria prima vem de moveis velhos que geralmente vão para o lixo: portas, caixilhos, sobras de construções, e outros. Sua técnica é a marchetaria maciça entalhada, e sempre peças únicas, sem repetições.
Essa exposição, a primeira de J. Lyra começa dia 24/09 (quinta feira) e fica na Casa de Cultura Ivan Marrocos até o dia 30/09, próxima quarta feira.
Saiba mais sobre essa modalidade de arte em madeira:
Marchetariaé substantivo feminino, arte de marchetar. Obra de embutidos ou peça de madeira que se aplicam ou em que se incrustam diferentes pedaços de madeiras preciosas, marfim, metal, madrepérola, de diversas cores, formando um desenho, um mosaico.
Compareça! Vale à pena conhecer as belíssimas obras de J. Lyra.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia
O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões c

Rios amazônicos inspiram artistas que lançam documentário e clipe musical
Duas obras cinematográficas serão lançadas na próxima quinta-feira (13) na capital Porto Velho. O curta-metragem experimental Catador de Sons e o cli

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)