Quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - 06h54

O artista plástico e artesão pernambucano J. Lyra abre sua exposição nessa quinta feira, dia 24 de setembro, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a partir das 10 horas da manhã.
Antes de descobrir sua paixão pela marchetaria, Jefferson Lyra de Lima, já foi militar do exército e bombeiro militar em João Pessoa-PB. Chegou a Porto Velho em 1987, onde exerceu por dez anos a função de agente penitenciário.
Como sempre gostou de trabalhar com sobras de madeira, isso o levou a fazer um curso de artesanato no SEBRAE. Pelo seu destaque durante esse curso, foi convidado para fazer parte do pólo turístico de Rondônia e ministrou aulas de artesanato em madeira em vários municípios. Exerceu também por muitos anos a profissão de mestre de obras.
Sua matéria prima vem de moveis velhos que geralmente vão para o lixo: portas, caixilhos, sobras de construções, e outros. Sua técnica é a marchetaria maciça entalhada, e sempre peças únicas, sem repetições.
Essa exposição, a primeira de J. Lyra começa dia 24/09 (quinta feira) e fica na Casa de Cultura Ivan Marrocos até o dia 30/09, próxima quarta feira.
Saiba mais sobre essa modalidade de arte em madeira:
Marchetariaé substantivo feminino, arte de marchetar. Obra de embutidos ou peça de madeira que se aplicam ou em que se incrustam diferentes pedaços de madeiras preciosas, marfim, metal, madrepérola, de diversas cores, formando um desenho, um mosaico.
Compareça! Vale à pena conhecer as belíssimas obras de J. Lyra.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)