Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Experiência transforma macarrão em ponte segura


 
Uma mistura impensável de ingredientes rendeu um projeto inédito no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho. Alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Edificações elaboraram e montaram pontes com base em macarrão e cola, além de uma boa dose de criatividade e esforço.

Os professores Tarso Leandro Holanda Leite (Física) e Rogério Lima Barreto (Engenheiro Mecânico), coordenadores da primeira competição de pontes de macarrão do Campus, explicam que o projeto foi baseado numa pesquisa inicial por parte dos alunos e, depois, na idealização de uma estrutura que deveria responder às medidas especificadas. “O resultado foi surpreendente, pois cada ponte tem sua particularidade, nenhuma ficou igual à outra”, relatam os professores.

Os alunos foram os que mais se empolgaram com a ideia, já que a maioria não tinha conhecimento de uma ponte que poderia ser planejada para construção em macarrão. O projeto que mais suportou “peso” foi a do aluno Willian Batista da Silva. “Fiquei eufórico com o resultado: com apenas 1,2 kg a ponte conseguiu agüentar o peso de mais de 47 kg”, comemora o aluno. Outra experiência, a do aluno Alan Jânder dos Santos Martins, com 1,2 kg conseguiu suportar 40 kg, ficando em segundo lugar. Em terceiro, ficou Adelson Barbosa de Souza, com um quilo a sua ponte conseguiu suportar 25 kg.

Os alunos fizeram muitas pesquisas antes de iniciar a montagem e, a partir daí, iniciaram a execução do trabalho – que foi o mais difícil, segundo relato dos alunos.De acordo com os orientadores da mostra, a pesquisa foi fundamental para o sucesso do projeto. Inicialmente, os alunos definiram que a base deveria ser de treliça. O ponto chave não foi a espessura da barra em si, mas sim a sua forma estrutural e foi muito importante descobrirem isso conforme a sua montagem.

Ao final os professores apresentaram também a sua ponte com 2,0 kg e que conseguiu suportar sem ruptura na sua estrutura mais de 186 kg.

O projeto tinha como pano de fundo a aprendizagem dinâmica, pois os alunos eram responsáveis pela pesquisa e elaboração da ponte de macarrão. “Não ficamos somente no que o aluno aprende em sala de aula; partimos para o que o próprio estudante procura aprender e desenvolver em cima de suas idéias”, concluem os professores.
 

Serviço

O que – Alunos de Curso Técnico em Edificações elaboraram e montaram pontes com base em macarrão e cola
Quando – Durante o período letivo do segundo semestre de 2010
Onde – Campus Porto Velho

fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio