Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Ex-aluna da São Lucas assume Docência na Federal do Acre


   

Danila Torres Nogueira, ex-aluna do curso de Nutrição da Faculdade São Lucas, formada no segundo semestre de 2006, obteve aprovação em concurso público e assumiu como docente titular na Universidade Federal do Acre (UFAC). Segundo Danila, o primeiro concurso foi realizado em janeiro de 2008: uma residência multiprofissional em saúde da família que oferecia três vagas. Ex-aluna da São Lucas assume Docência na Federal do Acre - Gente de Opinião

“A residência me abriu as portas porque fiquei sabendo do concurso para professor efetivo e fiz minha inscrição em agosto de 2008, mas o concurso foi suspenso por ordem judicial e as provas somente foram realizadas em novembro”, disse.

Aleitamento materno foi o tema sorteado na primeira fase e, segundo Danila, o fato de ter feito a monografia sobre esse tema contribuiu para sua aprovação em primeiro lugar. A segunda fase foi prática e a prova incluía aula para uma banca especifica com um Doutor na área de Nutrição, um Pedagogo e dois Médicos. “Eu nunca havia dado aula, mas sempre me identifiquei nessa área em grupos de estudos e apresentação de trabalhos em sala de aula. Venci minhas dificuldades desde a Faculdade, incluindo o medo do público”, destaca. Danila diz que uma de suas maiores incentivadoras foi a professora Juliana Closs, coordenadora do curso de Nutrição da São Lucas.

De início seria somente uma vaga e Danila tinha como concorrentes uma Doutora, do Rio de Janeiro, e um Mestre, de Viçosa (MG), mas nem isso a desanimou. Ela tinha 24 horas para preparar uma aula completa sobre "Alimentação de Adultos", sem roteiro, somente o tema e a criatividade. “Preparei um banner com o comparativo das pirâmides antiga e atual, elaborei o plano de aula, texto de apoio, uma avaliação (simulativa, lógico), e os slides (minha parte preferida desde os tempos de faculdades, todos eram feitos por mim) e em 50 minutos eu ministrei a tal aula”, salienta.

Como a banca não soube eleger o melhor dos três candidatos, todos foram chamados, nomeados e hoje fazem parte da história da Universidade Federal do Acre como professores fundadores do Curso de Nutrição. “O que eu tenho a dizer é que não importam somente os títulos que você carrega porque o maior aprendizado vem do título mais simples: a graduação. Foi na FSL que eu me formei como mulher, como aluna e como profissional. É o modelo que eu uso na formação do curso aqui na UFAC e me inspiro nos meus professores para ser uma professora. Eu não tive medo por não ter doutorado, nem mestrado, acreditei na minha capacidade e consegui”, acentua.

Danila Torres Nogueira é natural de Rio Branco e em 2003 iniciou o curso de Nutrição na Faculdade São Lucas. “Muito comunicativa, sempre me envolvia com o que eu tinha que cumprir. Isso sim é fundamental. Tivemos dificuldades no curso, mas todas usadas de forma construtiva para o que eu sou hoje”, acrescenta. Em março, ela começou a dar aulas para o curso de enfermagem da UFAC, mas a partir de agosto o Acre terá a sua Faculdade de Nutrição e Danila, a única acreana, faz parte desse processo. Atualmente continua na Residência, faz Pós Graduação em Nutrição Clínica na Faculdade São Lucas e começará a dar aulas no curso de Nutrição como professora especialista. Danila Torres Nogueira tem 23 anos, é mãe de Maria Clara, uma bebê linda de 1 aninho e ama ser nutricionista. “Tenho consultório numa clínica especializada em reabilitação e não pretendo parar por aqui”, antecipa.

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um