Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Estado estimula alunos a ingressar no ensino superior


Com a proposta de estimular os alunos da rede estadual a conquistar uma vaga no ensino superior, educadores da escola João Bento da Costa, de Porto Velho, estão promovendo visitas técnicas à Universidade Federal de Rondônia (Unir). Os estudantes participam de uma aula de Anatomia do curso de Medicina, onde são recepcionados pelo Chefe do Departamento do curso, professor Carlos Takeo, especialista em Ciências Médicas com doutorado no Japão.

Após a aula, o grupo aprende como funciona a engrenagem de uma universidade federal, visitando as instalações da biblioteca, o Centro de Convivência Paulo Freire, local onde os acadêmicos realizam debates, palestras e outros eventos culturais, além da quadra esportiva, os centros acadêmicos, laboratórios dos cursos e os demais setores da instituição. A iniciativa foi elogiada pelo secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, que enfatizou a importância de se aproveitar o recesso escolar para que o aluno tenha novas experiências extra-sala.”Este é um trabalho inédito e que, não tenho dúvida, aumentará o laço entre a escola (aluno) e a universidade (Unir), estimulando ainda mais os participantes a ingressarem no universo acadêmico”, disse. Ele ressaltou, porém, que a iniciativa conta com o apoio do governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Para o secretário, no entanto, a meta é estimular o ingresso dos alunos do Ensino Médio na universidade. “Além desse trabalho, a escola João Bento da Costa desenvolve o projeto “Terceirão”, em que são ministradas aulas por meio de um curso pré-vestibular aos alunos daquela escola”, observou. Sobre novas visitas à Unir, Lustoza disse que, a partir desta semana, mais um grupo de 70 alunos participam de uma aula técnica no campi de Porto Velho. No último dia 12, ainda segundo o secretário, 80 estudantes estiveram na Unir, onde participaram de atividades extra-classe.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)