Sexta-feira, 7 de novembro de 2014 - 12h36
Uma realização da Pagu Produções Culturais, do Rio de Janeiro, a peça infantil conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar.
“Leonardo – O Pequeno Gênio da Vinci” estreia neste sábado (8) e segue com apresentações gratuitas até a segunda-feira (10), no Teatro Um do Sesc Esplanada. O espetáculo é livre para todos os públicos.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria, nos dias de espetáculo, com uma hora de antecedência. Serão duas sessões a cada dia de apresentação, às 15h30 e às 18h. No dia 10 as apresentações serão voltadas a estudantes de escolas públicas e projetos sociais.
A peça conquistou quatro categorias do prêmio de teatro infantil Zilka Salaberry, incluindo melhor espetáculo infantil do ano de 2011. Atualmente é apresentada pela Petrobras e oferecida pelo Ministério da Cultura.
Sobre a montagem
Ivan Fernandes é o autor e diretor da peça, que tem no elenco Thiago Magalhães, do papel do sonhador Leonardo, e Flávia Lopes, Lola Borges, Marcelo Dias, Claudio Amado, Fábio Felix e Marcéli Torquato, que dão vida aos diversos personagens e cenários da história contada através de máscaras, bonecos, sonoplastia e poesia.
“As máscaras foram usadas na preparação dos atores, durantes os ensaios, e no espetáculo são usadas pelo coro que se desdobra em diversos personagens maiores”, explica o diretor. Já os bonecos, segundo Ivan, foram usados para dar vida aos animais, como pássaros, cachorro, burro, borboletas. “Todos interagindo com o menino Leonardo”, completa Fernandes.
Sinopse
Leonardo é uma criança inquieta que vive na tranquila e pequena aldeia de Vinci e passa os dias desenhando e tentando realizar seu maior sonho: construir uma máquina de voar. É considerado uma figura "excêntrica" pelo pai e pelos habitantes de Vinci. Seus únicos amigos de verdade são os pássaros! Até que um dia surge a oportunidade de ir estudar em Florença, cidade desenvolvida e rodeada de arte e cultura. Mas para isso, Leonardo terá que provar seu valor a todos...
Ficha Técnica
Texto e direção:Ivan Fernandes
Direção de arte e movimento: Flávia Lopes
Elenco: Claudio Amado, Fábio Felix, Flavia Lopes, Lola Borges, Marcéli Torquato, Marcelo Dias e Thiago Magalhães.
Elenco Stand-in: Fabiana Poppius e Vinicius Messias
Direção musical: Samantha Renó
Iluminação: Aurélio De Simoni
Figurino: Cris Muñoz e Tânia Tartarelli
Cenário e adereços: Alexandre Guimarães
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Máscara e assentos:Marise Nogueira e Gabriela Bardy
Manutenção de Cenários e Adereços: Marcelo Dias
Operador de Luz:Kadu Moura
Realização: Pagu Produções Culturais
Assessoria de Imprensa:FolkProduções
Fonte: Juraci Júnior / Folk Produções
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P