Quarta-feira, 12 de março de 2008 - 06h45
Devido à grande procura, as vagas para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já se esgotaram. Foram oferecidas 150 vagas na zona Leste (Escola Vôo da Juriti), 200 vagas na zona Oeste (colégio Interação), 120 vagas na zona Norte (Paróquia Nossa Senhora do Amparo) e 125 vagas na zona Sul (Escola Saul Bennesby).
“A procura foi muito maior do que imaginávamos. Em alguns pólos as vagas esgotaram em menos de cinco horas de inscrições abertas”, conta a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, informando que por enquanto não será possível ofertar novas vagas, mas que a intenção é hque o cursinho tenha continuidade nos próximos anos, dando oportunidade a mais pessoas. “Quanto àquelas pessoas que foram inscritas mesmo depois de encerradas as inscrições, nós teremos que fazer um processo de seleção, dando prioridade para as que mais necessitam”, frisa Epifânia.
Esse é o primeiro pré-vestibular promovido pela Prefeitura de Porto Velho e é também uma das poucas iniciativas partidas do poder público municipal em todo o País, visando oferecer capacitação para aquelas pessoas que não podem pagar um cursinho em instituições particulares, onde os valores mais acessíveis variam entre R$ 80,00 e R$ 100,00.
Para o estudante Edivaldo Lima de Souza, 52, “a iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho é digna dos maiores elogios, pois muitas pessoas, que são carentes, agora têm a oportunidade de fazer um cursinho pré-vestibular gratuito e, com isso, ingressar em uma universidade pública ou particular”. Da mesma forma, Raimundo Passos Beleza, 30, se diz privilegiado pelo poder público municipal, “pois jamais imaginei que um dia poderia fazer um cursinho, gratuitamente, para enfrentar um vestibular e, assim, tornar realidade meu sonho de estudar em uma faculdade”.
As aulas começam na próxima segunda-feira (17) e serão ministradas das 19h às 22:30h, nos quatro pólos. “As apostilas foram elaboradas por profissionais da área, são gratuitas, e os professores que ministrarão os cursinhos pré-vestibulares são altamente qualificados”, destaca Epifânia Barbosa, lembrando que a iniciativa faz parte do programa de inclusão social que vem sendo desenvolvido pela prefeitura, seja através da educação, do esporte, da assistência social ou das demais áreas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3901-3317.
Fonte: Ascom
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)