Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Escritoras rondonienses participam do Fórum Internacional de Literatura e Arte (FILA) 2025


Na foto: Priscila Medeiros AJEB MT, Izabel Cristina AJEB RO, Irislene Morato representando a AJEB Nacional,  Vanessa Tolle AJEB SERGIPE, Rosângela  Arend AJEB RO  e Priscila Almeida AJEB SERGIPE. - Gente de Opinião
Na foto: Priscila Medeiros AJEB MT, Izabel Cristina AJEB RO, Irislene Morato representando a AJEB Nacional, Vanessa Tolle AJEB SERGIPE, Rosângela Arend AJEB RO e Priscila Almeida AJEB SERGIPE.

A coordenadora e curadora do evento, Vanessa Noronha Tolle, realizou, no período de 08 a 10 de março, uma programação especial no Espaço Cultural da Casa Áustria e no Auditório do Hotel Sandrin. O evento contou com a presença de convidados nacionais e internacionais, além da participação ativa dos alunos da Escola Ministro Petrônio Portela.

Um dos momentos marcantes foi a Fundação e Posse da AJEB Sergipe – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil –, que tem como missão promover a escrita feminina no Brasil e no mundo. A escritora Irislene Castelo Branco Morato representou a escritora Renata Dal-bó, Presidente da AJEB Nacional, reforçando a relevância da instituição que há 54 anos se dedica à valorização da literatura feminina.

Foto: A Professora e Escritora Eliane Bonfim AJEB SERGIPE durante a  Roda de Conversa  com as escritoras e destacando a a literatura  internacional  com o escritor Peter  responsável  pelo Museu da Imigração  do Brasil na  República Tcheca. - Gente de Opinião
Foto: A Professora e Escritora Eliane Bonfim AJEB SERGIPE durante a Roda de Conversa com as escritoras e destacando a a literatura internacional com o escritor Peter responsável pelo Museu da Imigração do Brasil na República Tcheca.

O Fórum Internacional de Literatura e Arte (FILA) 2025, um dos eventos mais aguardados do cenário cultural, contou com a ilustre participação das escritoras Izabel Cristina da Silva e Rosângela Arend. O evento, que reuniu  artistas, escritores e intelectuais de diversas partes do Brasil e do mundo, foi  um espaço de reflexão, troca de experiências e valorização da literatura e das artes.

Izabel Cristina da Silva, funcionária pública, atuante na Biblioteca Municipal Francisco Meireles por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da leitura e do acesso à cultura. Com uma trajetória marcada pelo incentivo à literatura no Brasil e no exterior  levou ao FILA 2025, sua experiência e conhecimentos sobre o impacto da literatura  no desenvolvimento social da Amazônia.

Já a escritora Rosângela Arend, reconhecida por sua produção literária que transita por diferentes gêneros e estilos, compartilhou sua visão sobre a importância da escrita na construção da identidade cultural. Sua participação no evento incluiu palestras e debates sobre o papel da literatura como ferramenta de transformação social, onde lançou a sua obra Botinho: Uma Aventura nas Águas do Rio Madeira e Lendas do Rio Madeira, obra do Projeto Mais Cultura nas escolas,  com o apoio do MEC/MINC  com a participação dos alunos na escrita e ilustração,   como também, fez doação de seu livro para a Escola  Ministro Petrônio Portela em Aracaju.

Escritoras rondonienses participam do Fórum Internacional de Literatura e Arte (FILA) 2025 - Gente de Opinião

O FILA 2025 foi uma oportunidade única para que os participantes interagissem  com as autoras e conhecessem mais sobre suas obras e perspectivas. Além disso, o evento contou com uma programação extensa, incluindo mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições e apresentações artísticas, consolidando-se como um ponto de encontro essencial para os amantes da literatura e da arte.

A presença de Izabel Cristina da Silva e Rosângela Arend no Fórum reforçou a relevância do evento e evidenciou o protagonismo de escritoras brasileiras no cenário nacional. A expectativa é que suas contribuições inspirem novos leitores e escritores, ampliando ainda mais o alcance da literatura na sociedade contemporânea.

Para o Prof Dr Leonardo Pereira Leocardio, Secretário de Educação do Município de Porto Velho,  promover  os escritores da Rede Municipal  gerando um espaço para o crescimento e o incentivo na Literatura, fortalecendo a Educação no cenário Nacional.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)