Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília


Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília  - Gente de Opinião

O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pelos professores Carol Barreiro e João Gabriel Lima, responsáveis pelo projeto Dança Além do Visível. A atividade contou com o apoio do FAC e teve, como parceiras, a AIAB (Academia Inclusiva de Autores Brasilienses) e a AJEB-DF (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Distrito Federal). AJEB-RO ((Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Rondônia), Adriana Levino, Dinorá Couto e Noeme Vice-presidente da (AIAB) Academia Inclusiva de Autores Brasilienses.

Durante o encontro, um dos momentos de maior destaque foi o lançamento das obras da escritora rondoniense Eva da Silva Alves, convidada especial da programação.

Eva apresentou ao público poemas do livro Arte, Amor e Desventuras, em uma leitura especialmente voltada ao grupo de pessoas com deficiência visual que participava da oficina. Reconhecida por sua literatura comprometida com as memórias, histórias e identidades amazônicas, Eva também reforçou seu compromisso com a acessibilidade: possui obras com tradução para o espanhol, inglês, Libras e vídeos de declamação. Seu próximo livro, Juan de Buena Vista e o Búfalo Rei, terá impressão em Braille.

Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília  - Gente de Opinião

Os poemas declamados durante o evento estão disponíveis gratuitamente em seu canal no YouTube: escritosdeeva.ro. Nesse você encontrar ainda livros traduzidos em Libras.

A presidente da AJEB/RO, Izabel Cristina, que articulou a presença da autora no encontro, destacou a importância de ampliar a visibilidade da escrita feminina e de valorizar produções que incorporam práticas inclusivas.

Eva participou ativamente da oficina, interagindo com os participantes com deficiência visual ao longo das atividades.

A vice-presidente da AIAB, Noeme, também coordenadora da Biblioteca Pública Dorina Nowill, reforçou que eventos como este fortalecem o diálogo entre arte, literatura e acessibilidade.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)