Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Escritora lança livro que conta a história dos bairros de Porto Velho


Escritora lança livro que conta a história dos bairros de Porto Velho - Gente de Opinião

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural, a professora e historiadora Yeda Borzacov lançou na noite desta terça-feira, 12, o livro intitulado “Os Bairros na História de Porto Velho”. O evento aconteceu na Casa de Cultura Ivan Marrocos, no Centro Histórico da cidade. A solenidade foi bastante prestigiada.

A Prefeitura tem dado apoio às iniciativas culturais em todos os segmentos, segundo afirmou o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes. “Na literatura, nós temos dois trabalhos que foram publicados com apoio da fundação”, disse, frisando que o livro da professora Yeda tem um significado maior ainda, porque conta a história dos bairros de Porto Velho. Ela materializa essa história, transformando a obra em um produto para a vida toda”, completou o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo Fernandes.

A autora explica que o livro faz um resgate da história dos bairros e da cidade, mas ela destacou apenas os mais tradicionais, inclusive a Cidade dos Barbadianos que não existe mais. “Eu registro, por exemplo, o Bairro Olaria. Por que esse nome? Devido a uma olaria instalada naquela área, que tinha seu José Lira como administrador”, explica Borzacov.

Ela acrescenta que o objetivo da obra é fazer com que as pessoas conheçam a história do bairro onde moram e, consequentemente, a história da cidade. “Espero que seja útil para a minha gente, principalmente para os estudantes, estudiosos e pesquisadores da nossa história”, finalizou.

Escritora lança livro que conta a história dos bairros de Porto Velho - Gente de Opinião

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe