Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Escola na Vila Teotônio vai atender mais de 200 alunos


 
O prefeito Roberto Sobrinho inaugurou na manhã desta sexta-feira (01/04), a escola Antônio Augusto Vasconcelos, na Vila Teotônio. A nova Escola vai atender mais de 200 alunos e foi construída com recursos de compensação da Usina de Santo Antônio. A cerimônia contou com a presença dos vereadores Cláudio Carvalho, Jurandir Bengala, Eliseu da Silva, Moisés Costa, Marinho Melo, o presidente da Câmara, oEscola na Vila Teotônio vai atender mais de 200 alunos - Gente de Opinião vereador Eduardo Rodrigues; os secretários Pedro Beber (Semepe), Fátima Ferreira (Semed), Williames Pimentel e seu adjunto Luiz Eduardo Maiorquin ( Semusa); Aparecida Veiga, diretora da escola, Josenias André, presidente da associação dos moradores de Teotônio e o gerente fundiário da Santo Antônio Roberto Camilo.

A secretária da Semed, Fátima Ferreira, enalteceu o trabalho da prefeitura de Porto Velho em melhorar a educação do município. “Esta administração tem feito a diferença na cidade. As escolas estão recebendo reformas e ampliações e para atender a demanda atual a prefeitura tem construído mais escolas. Isso demonstra a preocupação da prefeitura em oferecer qualidade e mais acesso à educação”, discursou. Fátima destacou que a Escola até o ano passado era de responsabilidade do estado. “ Hoje a prefeitura de Porto Velho atende esta unidade que tem como gestores pessoas eleitas pela própria comunidade”, disse.

Fátima enfatizou que quase cem por cento dos projetos de compensações da Usina de Santo Antônio estão sendo desenvolvidos, o que, segundo ela, garante que a prefeitura possa se programar e ofertar mais oportunidades. O vereador Jurandir Bengala reforçou as palavras da secretária afirmando que os investimentos de compensações estão melhorando a vida dos portovelhenses. “Mas é bom lembrar que esta escola não é da prefeitura nem da Santo Antônio é da comunidade, por isso vocês devem conservar este patrimônio que tanto vai contribuir com o desenvolvimento destas crianças”, disse.

O gerente fundiário da Santo Antônio, destacou que as compensações estão contribuindo com o desenvolvimento da cidade, e que a prefeitura está realizando um papel fundamental para isto acontecer. “A Santo Antônio está cumprindo com suas obrigações e até mais, pois entendemos que toda a cidade sente o impacto desta grande obra. As compensações estão ajudando na educação, saúde, moradia e proporcionado bem estar a toda a comunidade”, disse.

Comprometimento

O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Rodrigues parabenizou o consórcio pelo comprometimento com os projetos de compensações e a prefeitura por priorizar ações importantes como escolas e postos de saúde. “Eu fico muito satisfeito e feliz em inaugurar obras que garantam educação, saúde e moradia. Esta escola com certeza vai garantir maior conforto e bem estar para estas crianças. A administração municipal está de parabéns e eu tenho certeza que este ano será muito importante para nossa cidade.Vários projetos estão acontecendo e toda a comunidade seja urbana ou rural será beneficiada”, disse.

O presidente da Associação dos moradores da Vila Tetônio agradeceu à prefeitura pela obra que segundo ele, vai garantir aos alunos, um ambiente muito mais agradável. A diretora da escola, Aparecida Veiga disse que a comunidade ficou muito feliz com a nova escola. “ Investir em educação é oportunizar que as crianças hoje possam ter um futuro brilhante”, comentou.

Prioridade

O prefeito destacou que uma das prioridades de sua administração é investir na educação como um todo, seja capacitando os professores, reformando escolas, abrindo novas vagas, melhorando o transporte escolar, a merenda e as atividades esportivas. “Esta é a quarta escola que inauguramos este ano, uma demonstração clara de que a prefeitura de Porto Velho tem atendido a demanda que é cada vez mais crescente. Temos mais quatro para ser inaugurada no decorrer do ano aumentando assim maior oferta de vagas. São investimentos próprios e de compensação”, disse ele. O prefeito lembrou ainda que a atual escola tem padrão superior a anterior. “A outra era pequena, sem conforto algum, com seis salas apenas. Esta tem a estrutura adequada, são nove salas, administrativo, pátio, banheiros, bebedouros, refeitório, sala de professores, tudo para atender nossos estudantes e professores com mais dignidade”, enfatizou.

Benefícios

Além da escola um posto de saúde também será inaugurado brevemente, na Vila do Teotônio.A escola e o posto são municipais e toda administração de pessoal, fornecimento de material de consumo, de higiene, de limpeza e técnico será fornecido e mantido pela prefeitura. Roberto Sobrinho disse ainda que a Santo Antônio está desenvolvendo um projeto para a criação de um pólo turístico. “Vamos brindar os turistas com as belas paisagens de Porto velho. Vamos construir um balneário com praia, uma bela vista para fomentar ainda mais o turismo nesta região que vai ser diretamente atingida com as obras da usina”, disse ele.

Ao final da cerimônia o prefeito e a secretária Fátima Ferreira realizaram a entrega de kits escolares e uniformes. O prefeito acrescentou que mais uma sala será acrescentada na escola para atender crianças com mais de cinco anos e duas casas de apoio. “Vamos continuar priorizando ações como esta para garantir uma educação de qualidade e bem estar a todos e a todas”, finalizou.

Fonte: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio