Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Escola Cap. Cláudio conclui 2010 com excelentes resultados


Escola Cap. Cláudio conclui 2010 com excelentes resultados  - Gente de Opinião

A Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa, localizada na Zona Sul de Porto Velho, tem motivos o suficiente de comemorar a temporada de 2010. Foram muitos os resultados alcançados, mesmo com algumas dificuldades, contudo sempre com a excelência máxima no desenvolvimento para com a comunidade escolar. O inicio do ano contou com a comemoração dos 5 anos do jornal Planeta Teen e do A Tocha, um dos poucos jornais estudantis em circulação no estado.

Ao decorrer do tempo a direção da escola modificou a forma de realizar as reforma na instituição de ensino, em vez de apenas serem feitas nas férias de janeiro, elas foram diárias, ao menor problema em estrutura a solução vinha que imediato. Contudo não apenas a estrutura da escola foi melhorada, como também o ensino aprendizagem com novos meios de chamar a atenção dos alunos, todos os recursos que a escola dispõe foram utilizados: laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca integrada com sala de leitura, passando pelo auditório e aulas práticas em faculdades, neste caso para os formados do 3º ano do ensino médio.

“Neste ano, assim como os anteriores, não poupamos esforços para levar o melhor para a educação de nossos alunos, todas as idéias que vinham de professores, colaboradores, monitores e pais eram avaliadas e muitas postos em prática, fazendo a integração e benefícios para os estudantes”, diz o diretor João Jorge.

A instituição de ensino conta com diversos recursos para o benefício da comunidade escolar. A merenda aos estudantes é distribuída nos três turnos de aulas, todo os dias da semana uma alimentação adequada e de boa qualidade. “Nossa merenda escolar tem um alto critério de qualidade, nossos alunos sempre tem uma refeição recheada de nutrientes para o crescimento dos mesmos, além de contarem com frutas regionais”, revela João.

A escola conta com salas de aulas climatizadas, quadra esportiva coberta, sala de reforço escolar, sala de vídeos, além de muitos outros recursos para a utilização dos professores e alunos. Um dos projetos para a economia de pintura na escola está sendo a colocação de pisos nas paredes dos pavilhões da instituição, segundo o diretor Jorge, isso corresponde em usar os recursos para outros fins de melhoria. “Em janeiro passado já tínhamos colocado em parte os pisos como um teste, a aceitação foi boa que resolvemos ampliar o numero de pavilhões com pisos, até um dia a escola toda ser contemplada”, exalta Jorge.

“Estamos muitos felizes, pois recebemos da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC, no dia 21 de dezembro, o Certificado Escola “Construtora do Saber”, que reconhece o nosso trabalho realizado para a melhoria do ensino e pelo sucesso obtido pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, superando as todas as metas”, diz emocionado Jorge.

“Aproveito este momento para agradecer a todos que fazem parte da família da escola Capitão Cláudio – professores, funcionários, colaboradores, pais e mães, parceiros e a comunidade local. Além de dar boas vindas ao novo governo que assume no dia 1 de janeiro, e que der uma atenção especial a nossa educação, por fim, desejar um prospero ano novo a todos”, fala Jorge.


PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Durante esse tempo, muitas modificações foram realizadas na escola, melhorando a estrutura e se adequado a realidade de ensino. “Estudei entre 1994 a 2000, nesse tempo a escola tinha diversos problemas, fazendo alguns alunos se desmotivarem em estudar, entretanto agora está bem melhor com várias opções de ensino aprendizagem”, diz José de Holanda, amigo da escola.

Há 12 anos na direção, João Jorge se lembra das dificuldades na época em que assumiu a escola, revela que faltava material em todas as repartições da entidade de ensino, que iam de salas sem carteiras, espaço físico inadequado para atividades físicas, falta de professores e até de produtos de limpeza e escritório, além disso, ainda tinham o vandalismo que insistia em reinar dentro do Capitão Cláudio, contudo que ao passar do tempo foram resolvidos.

De 1998 para a nossa realidade, a Escola Capitão Cláudio passou por três fases: choque de gestão, implantação do ensino Médio e ampliação do espaço físico. No choque de gestão ocorrido há onze anos, com a entrada da atual diretoria, a escola se viu necessitando de uma nova forma de administração, nesse tempo as coisas não eram fáceis.

Em 2001 foi implantado o ensino Médio durante o turno da noite, e em 2003 pelo turno da tarde, fazendo com que muitos alunos concluíssem seus estudos na própria escola. Nesse tempo foi inaugurada a quadra esportiva coberta. De 2005 até este corrente ano foi realizado a ampliação da escola, entre alguns se destacam: laboratório de ciências, nova biblioteca, sala de leitura, auditório sala de reforço, todas com climatização.

“Me recordo que no tempo do programa Bronca Livre nossa escola estava presente nas reportagens devido aos problemas existentes. De uns tempos para cá, o Capitão Cláudio melhorou bastante, sabemos que esse processo de melhorias é lento, porém aqui foi razoável rápido e deixando muitos professores, funcionários, comunidade e em especial os alunos contentes”, revela Jorge.

CONVÍVIO COMUNIDADE

Preocupados em envolver a comunidade no convívio escolar, a Escola Capitão Cláudio realiza vários eventos e projetos, onde os moradores podem participar ativamente. “Nossa escola está de portas abertas para os anseios dos pais ou responsáveis dos alunos e das comunidades dos bairros que circundam o Capitão Cláudio”, diz Jorge.

Entre os projetos que mais se destaca está a Semana da Família, realizado desde o ano de 2000. “Hoje o projeto que é o nosso carro chefe é a Semana da Família, onde tratamos sobre vários temas como violências, drogas, convívio familiar, e procuramos envolver bastante a comunidade trazendo responsabilidade para todos”, revela Jorge.

Além de preparar comemorações festivas, a escola realiza periodicamente reuniões com os pais dos alunos, para assim divulgarem o desempenho e os meios cabíveis a educação do corpo discente.

MAIS EDUCAÇÃO

Neste corrente ano, os projetos que foram desenvolvidos na escola, através do Programa Mais Educação, tiveram uma participação dos estudantes em peso, os que mais se destacaram foram Futsal e Judô, fazem parte ainda do conjunto de projetos: Rádio Escolar, Informática, Matemática e Hip Hop. Segundo Jorge, os projetos continuam neste próximo ano, além disso, contarão com mais 3 novos que farão parte da educação complementar dos alunos participantes.

“O Programa Mais Educação, através dos projetos que são desenvolvimentos, está sendo de um cunho social de altíssima importância, pois os alunos que não têm nada o que fazerem nos seus horários contrários de aula vem à escola para aprender novos conteúdos, praticar esportes e assim estar envolvidos para o seu crescimento pessoal. No momento temos alguns obstáculos como poder acomodar todos os alunos, contudo não poupamos esforços para se adequar a realidade”, revela Jorge.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.

DIA TEMÁTICO

No dia 11 de agosto, cerca de mil pessoas participaram do 3º Dia Temático Amigos da Escola, onde contou com atividades de cortes de cabelos, peças teatrais, oficinas para os pais, atividades esportivas e culturais, e onde foram apresentados os principais projetos da escola: Semana da Família, Ginccap, Rádio Escolar e Planeta Teen

O Dia Temático aconteceu em todo o Brasil, mas em se tratando em Região Norte, a Escola Capitão Cláudio recebeu um carinho especial dos meios de comunicação, em especial da Rádio Comunitária Rio Madeira FM, que é parceira da escola. A emissora durante toda a sua programação da manhã apresentou flashes ao vivo do evento.

O Amigos da Escola é o projeto criado pela Rede Globo para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica, por meio do envolvimento de todos nesse esforço; e pela participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais complementares, e nunca em substituição.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A escola conta com um grupo de alunos, que a cada ano se renova, para participarem dos meios de comunicação que interagem com a comunidade escolar, este mesmos estudantes tem a orientação dos monitores do Projeto da Rádio Escolar, projeto que faz parte do Programa Mais Educação, José de Holanda e Beatriz Rodrigues.

Neste corrente ano, a instituição de ensino inaugurou o Capitão Informa, sendo um jornal institucional, e o Planeta Web, blog de notícias da escola, além desses meios, a escola conta com o carro chefe das mídias estudantis o jornal Planeta Teen, além da Rádio Escolar Estação Alternativa e dos jornais A Tocha e O Inquisidor.

Um dos grandes acontecimentos nesta área foi a celebração em fevereiro dos cinco anos do Planeta Teen, evento que marcou as metas para o ano que se finda. Outro feito foi a comemoração do primeiro aniversário da Rádio Escolar Estação Alternativa, em agosto, sendo umas das primeiras a serem inauguradas pelo Programa Mais Educação.
“Este ano trabalhamos muito em cima das coberturas dos jogos Metropolitanos e do Joer, houve muitos desafios, contudo as equipes que compõem os meios de comunicação da escola mostraram garra para executar esse trabalho e mostrar seus talentos no que envolve jornalismo estudantil”, diz Holanda.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

A Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru irá receber, neste sábado, dia 7 de setembro, a partir das 16:00 h, no Buraco do Candiru (Rua Guiana, 28

Festival Palco Giratório de 07 A 27 de setembro - A Difusão e e intercâmbio das Artes Cênicas em Rondônia

Festival Palco Giratório de 07 A 27 de setembro - A Difusão e e intercâmbio das Artes Cênicas em Rondônia

PALCO GIRATÓRIO XXII EDIÇÃOO Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Ar