Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo


Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo - Gente de Opinião

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone Ativismo, encerrou neste domingo dia 16/03 Dia Nacional da Consciência Climática conforme a Lei 14.926 de 18 de julho de 2024, com a participação de alunos, artistas urbanos da capital rondoniense e demais artistas visuais que enviaram seus trabalhos através de uma chamada online.

“Nossa gratidão à professora Lúcia Lopes, que apoiou essa ação desde o início, e participou também, junto com os estudantes da oficina de stêncil do Ponto de Cultura ACME”, declarou Joeser Alvarez, coordenador do Coletivo Madeirista e articulador do Projeto Megafone Ativismo em Rondônia.

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo - Gente de Opinião

Os alunos que participaram da oficina ajudaram os artistas visuais na pintura realizada no muro da instituição de ensino.

O projeto Megafone Ativismo apoia jovens ativistas ambientais brasileiros que trabalham com foco principal na temática das mudanças climáticas, e com a utilização da arte como ferramentas de transformação da sociedade.

A ação reuniu 10 coletivos, sendo um de cada estado da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e um do Distrito Federal (DF).

Escola 21 de Abril participa do Projeto Nacional Megafone Artivismo - Gente de Opinião

A atividade tinha como proposta fazer um mural artístico na fachada externa de alguma instituição de ensino de cada município envolvido na ação em alusão ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas no Brasil, instituído em 16 de março pela lei nº12.533, desde 2011.

O projeto é realizado por uma coalizão das organizações Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo e Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia. A Coalizão Megafone faz parte da aliança Vozes Pela Ação Climática Justa, que é formada por projetos de toda a Amazônia.

O Coletivo Madeirista contou com a participação de 8 artistas - a grande maioria participou pela primeira vez de uma pintura mural: Elisabeth Christofoletti, Nilson Carolino, Deivis Nascimento, Ariana Boaventura, Vida Boaventura, Sidarta Boaventura, Henrique Mamede e Joesér Alvarez

Gratidão aos artistes que enviaram seus trabalhos de várias partes do Brasil e até mesmo de fora do país: André  Costa, Anthony Ederson, Bianca  Habib, Bianca Habib, Chrystel Savornin, Deny Ardaia, Elysmeire  Pessoa(ESOP), Fernando Dias, Flávio Dutka, Gabriel Varvounis, Gabryel  Bertoldi,Janice  Appel, Jéssica Bonora, Juliana  D'Elia, Laryssa Vilela, Renata Silveira, Rubens Pilegi, Thaísa Freitas e Thaynã Pereira, gente de Boa Vista/RR, São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos/SP, Rio Branco/AC, Pelotas e Porto Alegre/RS, Paris/França, Goiânia/GO e Porto Velho/RO.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)