Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Escola 21 de Abril inaugura sala do Programa Mais Educação


 
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) através da Coordenadoria de Esporte e Cultura Escolar (CEC) e da Representação de Ensino do Centro realizaram nesta quinta-feira (18), às 9:00 horas, a solenidade de inauguração de uma sala de aula do Projeto Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental 21 de Abril.

O Programa Mais Educação constitui em ação estratégica para garantir o desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem no mundo contemporâneo marcado por muitas transformações e exigências crescentes de acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, na forma de comunicação na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional.

Um dos objetivos desse programa é apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativas e escolares, incluindo atividades de aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de direitos humanos, de meio ambiente, de inclusão digital e de saúde. Contribuindo ainda para a formação e atenção integral dos alunos.

A solenidade de inauguração da sala do Programa Mais Educação na escola 21 de Abril contou com a presença do professor Antunes Cipriano, que na ocasião representou a secretária de estado Irany Freire, a representante de ensino do centro, professora Ironete Gonçalves, a diretora da escola, professora Maria da Conceição e a professora Irismar Lima Sales representando a coordenadora da CEC, Márcia Cassol.

O professor Antunes em seu discurso na abertura do evento, saudou à todos em nome do governador João Cahulla e da professora Irany, parabenizando a todos por mais essa conquista, “Desejo que todos façam um bom uso de mais esse espaço que está sendo disponibilizado para vocês alunos, pois essa sala é mais um dos recursos que criamos pensando no bem estar de vocês. Um ambiente mais confortável para que possam desenvolver suas atividades, e o mais importante é que todos aproveitem tudo isso que a escola oferece”, acrescentou Antunes.
Após o pronunciamento das autoridades, os presentes puderam assistir a apresentação da fanfarra composta pelos alunos de todas as turmas do 3º ao 9º ano que são orientados pelo professor monitor Daniel Cavalcante que coordena 5 turmas dentro do programa. Em seguida teve a apresentação dos alunos que realizam a modalidade de taekwondo, que são instruídos pelo professor José Claudio.

Na ocasião, além da inauguração da sala que é acoplada a quadra poliesportiva, foi realizada a entrega dos certificados e medalhas para os alunos Adva Andressa, Cássia Aragão, Guilherme Antão e Sérgio Henrique do taekwondo infantil e juvenil que foram destaque em uma competição que acontece anualmente a nível nacional e que este ano teve a presença de mais de 200 atletas dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazônas e Amapá. Segundo o monitor Júnior os alunos são motivo de muito orgulho para a escola pelo curto espaço de tempo que os mesmo tiveram para treinamento, foram apenas três meses e o resultado desse trabalho foi muito produtivo, “O mais importante no esporte é o fortalecimento dos valores como a amizade, a disciplina e acima de tudo o que o esporte pode proporcionar além dos tatames, como a formação de novos campeões e de cidadãos para vida”, disse o monitor.

A coordenadora do Programa Mais educação na escola, Márcia Regina de Oliveira, falou sobre a importância do Mais Educação, “Esse projeto está conosco desde 2008 eu estou à frente nesse ano de 2010, e tem sido muito produtivo para a escola através dele temos resgatado vários alunos, diminuindo o índice de evasão escolar, as crinaças estão mais motivadas à participar do programa, onde o mesmo ainda está em fase de estruturação, ainda temos algumas coisas a acrescentar na sua melhoria, para que no futuro próximo venha a ser um projeto de política pública e que venha de encontro a necessidade dos nosso alunos e da nossa sociedade, enfatiza a coordenadora.

Fonte: Helen Esteves


 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu