Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ensino Especial: palestra abre nova etapa de curso para professores


Com uma palestra da professora Suzana Pérez, doutora em educação na área de altas habilidades/superdotação e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotados – CONBRASD -, começou na manhã desta segunda-feira a segunda etapa do curso Investindo em Talentos. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEDUC), o curso é destinado aos professores de trinta e sete escolas da rede pública de ensino do Estado e se estende até o dia 5 de outubro próximo.

Durante 80 horas, os participantes do curso, que faz parte do projeto de formação financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) em parceria com a SEDUC, debatem sobre amparo legal no atendimento ao superdotado, conceituação, identificação, avaliação e estratégias de atendimento ao aluno superdotado, o papel da família, da escola e o envolvimento da comunidade.


Coordena o curso o NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação vinculado ao Projeto de Educação Especial (PEE) do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PRODEF) da Gerência de Ensino (GE) da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).


Segundo o Secretário de Educação, Edinaldo Lustoza, a informação e sensibilização dos professores quanto à necessidade do atendimento ao aluno com habilidades acima do comum são de importância fundamental para a qualidade do ensino no Estado. Também demonstra o empenho do Governo de Rondônia em elevar, sempre mais, a qualidade do ensino público no Estado.

 

Educação infantil em Rondônia faz a diferença -  O Projeto “Brincar para ser feliz”, da professora Maria Aparecida de Paulo Silva, da Agência Formadora do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil do Governo do Estado de Rondônia (ProInfantil), em Colorado do Oeste, é contemplado como um dos 20 melhores no 2° Prêmio Professor Brasil.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo Secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza. Para o secretário, a escolha do projeto da professora Maria Aparecida como um dos melhores do Brasil demonstra que o investimento feito pelo Governo estadual na capacitação e formação de professores alcança seus objetivos.

O Programa de formação inicial para professores que atuam na educação infantil nas escolas da rede pública estadual de ensino vem fazendo a diferença. Além de valorizar a classe dos professores rondonienses, a seleção do trabalho elaborado pela professora Maria Aparecida de Paulo Silva estimula os profissionais da educação no Estado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/SEDUC/RO

 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)