Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Ensino Especial: palestra abre nova etapa de curso para professores


Com uma palestra da professora Suzana Pérez, doutora em educação na área de altas habilidades/superdotação e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotados – CONBRASD -, começou na manhã desta segunda-feira a segunda etapa do curso Investindo em Talentos. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEDUC), o curso é destinado aos professores de trinta e sete escolas da rede pública de ensino do Estado e se estende até o dia 5 de outubro próximo.

Durante 80 horas, os participantes do curso, que faz parte do projeto de formação financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) em parceria com a SEDUC, debatem sobre amparo legal no atendimento ao superdotado, conceituação, identificação, avaliação e estratégias de atendimento ao aluno superdotado, o papel da família, da escola e o envolvimento da comunidade.


Coordena o curso o NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação vinculado ao Projeto de Educação Especial (PEE) do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PRODEF) da Gerência de Ensino (GE) da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).


Segundo o Secretário de Educação, Edinaldo Lustoza, a informação e sensibilização dos professores quanto à necessidade do atendimento ao aluno com habilidades acima do comum são de importância fundamental para a qualidade do ensino no Estado. Também demonstra o empenho do Governo de Rondônia em elevar, sempre mais, a qualidade do ensino público no Estado.

 

Educação infantil em Rondônia faz a diferença -  O Projeto “Brincar para ser feliz”, da professora Maria Aparecida de Paulo Silva, da Agência Formadora do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil do Governo do Estado de Rondônia (ProInfantil), em Colorado do Oeste, é contemplado como um dos 20 melhores no 2° Prêmio Professor Brasil.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo Secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza. Para o secretário, a escolha do projeto da professora Maria Aparecida como um dos melhores do Brasil demonstra que o investimento feito pelo Governo estadual na capacitação e formação de professores alcança seus objetivos.

O Programa de formação inicial para professores que atuam na educação infantil nas escolas da rede pública estadual de ensino vem fazendo a diferença. Além de valorizar a classe dos professores rondonienses, a seleção do trabalho elaborado pela professora Maria Aparecida de Paulo Silva estimula os profissionais da educação no Estado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/SEDUC/RO

 

 

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em