Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Enem: 4,6 milhões de candidatos participam das provas neste fim de semana


  
Amanda Cieglinski

Agência Brasil, Brasília - Exatos 4.611.441 de candidatos são esperados para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje (6) e amanhã (7). São cerca de 16 mil locais de aplicação em 1,8 mil municípios em todos os estados do país.

São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de inscritos: 827 mil. Em seguida vêm Minas Gerais (538 mil), a Bahia (428 mil) e o Rio de Janeiro (314 mil). No Distrito Federal, 65 mil devem participar. Entre eles, Thiago Sá, 18 anos, aluno do Centro de Ensino da Asa Norte (Cean). Ele e seus colegas vão fazer o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), mas veem no Enem uma chance extra para chegar ao ensino superior.

“É mais uma oportunidade, principalmente para nós, alunos da escola pública. Com interesse, podemos superar as dificuldades e alcançar nosso objetivo de cursar uma faculdade”, diz o jovem, que quer fazer publicidade. Ele não gosta de pensar que tem menos chance do que um estudante de escola particular. “É tudo uma questão de interesse”, ressalta.

A nota da prova pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao Enem para o próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições. A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame.

O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas. Para participar é preciso atender a critérios de renda e ter cursado todo o ensino médio em escola pública. As inscrições para o ProUni também só começam depois que os resultados do Enem estiverem publicados.

João Manoel Moreira, 17 anos, também aluno do Cean, quer usar a nota para conseguir uma bolsa do ProUni. “Pretendo fazer química orgânica, um curso que não existe na UnB. Espero conseguir a bolsa porque no meu caso só restam as particulares”, explica.

Hoje, as provas serão de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. O exame começa às 13h (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas e meia. Os portões de acesso serão fechados às 12h55. A recomendação é que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Amanhã os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação. As duas provas também têm 45 questões cada. O exame tem início no mesmo horário, mas com uma hora a mais de duração.

Os participantes não podem esquecer de levar o cartão de confirmação do Enem - que foi enviado para a casa de cada candidato - e um documento oficial com foto. Valem carteiras de identidade e de Trabalho, habilitação ou passaporte. Também serão aceitas cédulas de identidade emitidas por conselhos ou ordens de classe. Para preencher a folha de respostas, só será aceita caneta esferográfica de cor preta. O uso de lápis, borracha e apontador durante a prova está proibido, assim como relógios e celulares.

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio