Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro em Porto Velho vai reunir adolescentes e jovens


Despertar para novas maneiras de promover a paz interior, social e planetária. Com este objetivo principal,  cerca de 800 adolescentes e jovens estarão reunidos neste sábado, a partir das 8h, no SESI, na avenida Rio de Janeiro para  participarem de palestras e oficinas. As atividades serão dirigidas com temas sobre  orientação vocacional,  valores humanos e auto-estima ministradas por especialistas  em diversas áreas. Será a quarta edição do Encontro da Galera sob o tema “Juntos pela Paz”. 

- Nos dias de hoje, em que a conturbação está sendo uma tônica na vida social,  é preciso preparar nossos adolescentes e  jovens. Contribuir para sua formação psicológica forte e saudável para que eles possam enfrentar os obstáculos do dia-a-dia é muito importante, afirma a coordenadora do evento, Lucilene Schettini, psicoterapeuta do IETI (Instituto  Educação e Terapias Integradas). 

O evento,  promovido em parceria com diversas outras entidades,  terá  além das palestras,  atividades  lúdicas com orientações sobre práticas que levam os adolescentes e jovens à reflexão sobre o cotidiano e uma vida harmônica em sociedade. Tai-chi-chuan,  dramatização teatral, dança contemporânea e hip-hop são algumas delas. Segundo Lucilene Schettini,  o aprendizado torna-se mais fácil e eficaz através das práticas em que o entretenimento envolve os participantes. 

Oficinas

Serão 10  oficinas que  abordam aspectos da formação do jovem.  “O  que queremos é que nossa juventude se  relacione melhor com suas famílias, com seus colegas e amigos.  A harmonia entre os seres é um ponto de equilíbrio. Aprender a se “comunicar visando a paz interior e na sociedade para ter um comportamento de cooperação e solidariedade. Já diz a letra de uma música: `é impossível ser feliz sozinho`”. Para os realizadores   é preciso modificar modelos de relacionamentos que não contribuem para a promoção da paz no mundo e isso se consegue através da Educação baseada e cultivada  em valores humanos. No final  do encontro todos os participante formarão um grande painel para reflexão das atividades e congraçamento. 

São parceiros no 4º Encontro da  Galera – “Juntos pela Paz”, além do SESI-SENAI, o  SESC,  COEP,  UniPaz, Rotary Club,  Academia YogaAnanda, Irmãs Paulinas, Academia Mahatma, Selvaterra Turismo,Ong ‘Moradia e Cidadania”, Lions Clube, Pastoral da Juventude, Intituo Maria auxiliadora,  Ordem Demolay e Filhas de Jó, Sindicato dos Panificadores,  Banco do Brasil, Colégio Pitágoras, TecVídeo e Fazer. Qualquer informação no IETI: 3221.6281.

Fonte: Ivalda Marrocos

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe