Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro em Porto Velho vai reunir adolescentes e jovens


Despertar para novas maneiras de promover a paz interior, social e planetária. Com este objetivo principal,  cerca de 800 adolescentes e jovens estarão reunidos neste sábado, a partir das 8h, no SESI, na avenida Rio de Janeiro para  participarem de palestras e oficinas. As atividades serão dirigidas com temas sobre  orientação vocacional,  valores humanos e auto-estima ministradas por especialistas  em diversas áreas. Será a quarta edição do Encontro da Galera sob o tema “Juntos pela Paz”. 

- Nos dias de hoje, em que a conturbação está sendo uma tônica na vida social,  é preciso preparar nossos adolescentes e  jovens. Contribuir para sua formação psicológica forte e saudável para que eles possam enfrentar os obstáculos do dia-a-dia é muito importante, afirma a coordenadora do evento, Lucilene Schettini, psicoterapeuta do IETI (Instituto  Educação e Terapias Integradas). 

O evento,  promovido em parceria com diversas outras entidades,  terá  além das palestras,  atividades  lúdicas com orientações sobre práticas que levam os adolescentes e jovens à reflexão sobre o cotidiano e uma vida harmônica em sociedade. Tai-chi-chuan,  dramatização teatral, dança contemporânea e hip-hop são algumas delas. Segundo Lucilene Schettini,  o aprendizado torna-se mais fácil e eficaz através das práticas em que o entretenimento envolve os participantes. 

Oficinas

Serão 10  oficinas que  abordam aspectos da formação do jovem.  “O  que queremos é que nossa juventude se  relacione melhor com suas famílias, com seus colegas e amigos.  A harmonia entre os seres é um ponto de equilíbrio. Aprender a se “comunicar visando a paz interior e na sociedade para ter um comportamento de cooperação e solidariedade. Já diz a letra de uma música: `é impossível ser feliz sozinho`”. Para os realizadores   é preciso modificar modelos de relacionamentos que não contribuem para a promoção da paz no mundo e isso se consegue através da Educação baseada e cultivada  em valores humanos. No final  do encontro todos os participante formarão um grande painel para reflexão das atividades e congraçamento. 

São parceiros no 4º Encontro da  Galera – “Juntos pela Paz”, além do SESI-SENAI, o  SESC,  COEP,  UniPaz, Rotary Club,  Academia YogaAnanda, Irmãs Paulinas, Academia Mahatma, Selvaterra Turismo,Ong ‘Moradia e Cidadania”, Lions Clube, Pastoral da Juventude, Intituo Maria auxiliadora,  Ordem Demolay e Filhas de Jó, Sindicato dos Panificadores,  Banco do Brasil, Colégio Pitágoras, TecVídeo e Fazer. Qualquer informação no IETI: 3221.6281.

Fonte: Ivalda Marrocos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)