Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro discute políticas educacionais para Rondônia


Secretários de educação de 38 municípios de Rondônia se reuniram na última quarta-feira (1º), no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), em Porto Velho, para tratar de políticas educacionais para o estado. Entre os assuntos discutidos esteve o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as medidas necessárias para o alcance das metas do Decreto nº 6.094/2007, que regula o compromisso Todos pela Educação.

Formado por representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos de Educação, o pacto tem como objetivo garantir educação básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022, bicentenário da Independência do País. "É preciso um esforço conjunto entre todos os municípios e estados", fala a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime-RO), Epifânia Barbosa da Silva, reforçando que os municípios que não tiveram desempenho satisfatório segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) terão que se esforçar para atingir o índice. Já os que conseguiram atingir precisam trabalhar para aumentar os números gradualmente, até atingir a meta proposta.

Durante o encontro também, a coordenadora da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ministério da Educação (Mec), Roberta de Oliveira, apresentou a proposta do Pró-Letramento, um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)