Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro de direito médico demonstra o avanço desse segmento, diz Mimessi



Responsável por uma das palestras mais aguardadas do III Encontro de Direito Médico de Rondônia, que será realizado dia 18 (quinta-feira próxima), no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, o desembargador Renato Martins Mimessi, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia e diretor da Escola da Magistratura, destacou a participação dos acadêmicos no evento. Segundo ele, o encontro servirá para o estudante aguçar suas percepções para a área do direito médico, ‘que é uma atividade crescente no Estado’.

A participação dos acadêmicos de direito no encontro, no entendimento do desembargador, reforça o papel do advogado na manutenção das questões mais técnicas. “Até porque a questão médica é muito técnica. E quando se fala de paciente nós estamos falando de vida, de saúde e tudo aquilo que é relacionado com os direitos, com aquilo que é de mais precioso do ser humano. Por isso é essencial que o advogado esteja preparado para tratar dessas questões com responsabilidade”.

Outro ponto destacado pelo desembargador é a questão que envolve o serviço médico que, segundo ele, é imprescindível e essencial para a sociedade. “A cada dia, tanto médicos quanto pacientes estão envolvidos em conflitos, em querelas, e por isso é muito importante que se discuta as questões relacionadas a isso”, acentua.

Para Martins Mimessi, à medida que evolui o direito do consumidor, passando a abranger cada vez mais serviços, é fundamental que eventos como o III Encontro de Direito Médico sejam realizados em Rondônia. “A relação médico-paciente está sujeita as regras do direito do consumidor, e é um direito não protecionista. Para não haver equívocos é preciso que os médicos e o consumidor tenham consciência sobre essa relação, e aí entra o advogado especializado no direito médico”.

Aproximação

Representando o Poder Judiciário, Mimessi diz que a participação dele no evento aproxima a Justiça dos demais profissionais e da sociedade. “É uma oportunidade para uma interação maior”.

O encontro

O encontro III Encontro de Direito Médico de Rondônia é uma realização do escritório Cândido e Henrique, Advogados Associados, com a parceria do Hospital das Clínicas, Hospital Nove de Julho, Sesau, Unimed, Clínica Máster Plástica, Faculdade São Lucas e Lucas Assessoria.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)