Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro de Ciências Econômicas da UNIR comemora o dia do Economista


 
EXTENSÃO DO CURSO - Palestras e cursos vão marcar as comemorações da Semana do Economista

O curso de Ciências Econômicas da Fundação Universidade Federal de Rondônia, por seu Departamento, em conjunto com o Centro Acadêmico de Economia, irão realizar nos dias 12, 13 e 14 de agosto próximo, um amplo debate, envolvendo professores, alunos e todas as pessoas interessadas em discutir temas relacionados com a conjuntura social e econômica do Estado de Rondônia e do Brasil, bem como de questões internacionais como parte da semana em que se comemora o Dia do Economista, dia 13 de agosto, que é comemorada devido a assinatura, no dia 13 de agosto de 1951, da Lei nº 1411, que regulamentou o exercício profissional de economia no Brasil.


Programação
A programação do evento pretende organizar as ações realizadas na semana para discutir os acontecimentos recentes através de uma análise histórica trazendo para a atualidade os resultados já observados permitindo assim a construção de um real projeto de desenvolvimento para o Estado e a região, através de políticas públicas com o uso das ferramentas e teorias econômicas, bem como visa aproximar os discentes do curso de economia das discussões globais sem perder o foco no regional e assim abrir para a comunidade um canal de comunicação onde esta possa participar de maneira efetiva contribuindo para a construção de uma proposta para o desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia. São previstas as seguintes atividades e temas:


TEMA 01 - Perspectivas dos Impactos Sociais e Econômicos no Estado de Rondônia com a Implementação dos Investimentos Previstos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, nos Projetos Voltados para a Amazônia – O Caso de Rondônia- Dia 12 de Agosto, à partir das 19:30 horas.
Palestrante: Professor MS. Israel Xavier Batista do departamento de economia da UNIR e atual Secretário Municipal de Planejamento do Município de Porto Velho.

TEMA 02 - Cenários Prospectivos para o Desenvolvimento Sustentável do Estado de Rondônia, face às suas Potencialidades e o Ambiente Favorável aos Níveis de Investimentos Diretos Locais.- Dia 13 de Agosto, à partir das 19:30 horas.

Palestrante: Maria Emília da Silva, Pedagoga e pós-graduada em Saúde Pública e Gestão em Planejamento Governamental – atualmente exerce a chefia do gabinete da Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico e Social.

TEMA 03: Economia Global, a Atual Crise Econômica Mundial e os Desafios Impostos ao Brasil para Superá-la – “Marolinha ou Tsunami?”- Dia 14 de Agosto, à partir das 19:30 horas.

Palestrante: Professor Dr. Silvio Rodrigues Persivo Cunha do Departamento de Economia da Unir.


MINICURSOS:

• COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES?
Ministrante: Professor Dr. Carlos André da Silva Muller do Departamento de Administração – UNIR

• ECONOMIA DOMÉSTICA
Ministrante : Professor Dr. João Vicente André do Departamento de Ciências Economicas - UNIR

Os interessados terão que procurar o Centro Acadêmico de Economia para obter maiores informações e os horários.


HORÁRIO E LOCAL DAS PALESTRAS:
Estes temas serão apresentados pelos palestrantes, à partir das 19:30 horas, seguido de debate, com término previsto para as 22:30 horas.

• Local: Centro de Vivências Paulo Freire no CAMPUS da UNIR

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio