Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro de Caravanas Teatrais: 3 espetáculos na EFMM


Encontro de Caravanas Teatrais: 3 espetáculos na EFMM - Gente de Opinião

A “Caravana Nas Trilhas de Rondon – 100 anos de história”, realizada pelo grupo portovelhense O Imaginário, teve início no dia 13 de Fevereiro e percorreu mais de 3 mil km, 2 Estados (RO e MT), 2 Capitais, 17 Cidades, apresentando espetáculos, intervenções, ministrando oficinas, convivências e trocas com outros grupos. Já o grupo acreano Visse e Versa de ação cênica iniciou um “Circuito Teatral” que vai levar seu espetáculo Comédia Del’Acre a 13 cidades, atravessando o Brasil de Noroeste ao Nordeste.

O ator e diretor Chicão Santos fala do sucesso e descreve: “Fizemos o caminho inverso que o Rondon fez, no início do século XX. Foram mais de 20 dias, mais de 12 mil pessoas pelas trilhas rumo a Chapada dos Guimarães, levando apresentações, oficinas e intervindo na vida das cidades e do seu público, superamos todas as metas e ampliamos o diálogo sobre as artes públicas e a cena contemporânea”.

Para Lenine Alencar, da Cia. Visse e Versa, levar um espetáculo e artistas acreanos para se apresentar em outros estados é uma oportunidade de crescimento única. "É importante para divulgar a produção teatral do estado do Acre, bem como, promover o intercâmbio de nossos artistas com as mais diferentes culturas, processos criativos e atividades continuadas de grupos", ressalta.

O encontro foi idealizado pelos grupos O Imaginário (RO) e Cia. Visse e Versa de Ação Cênica (AC), e os projetos receberam o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte, através do Prêmio Myriam Muniz de Fomento ao Teatro.
 

A programação

A programação desse encontro começa às 19 horas e conta com 3 espetáculos que vão da comédia ao drama, abordando a história do teatro e também a saga dos trabalhadores na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

19 horas - Psiu! O Quarteto Vem Aí! - O Imaginário

As aventuras de um “quarteto de quatro palhaços”: Pipoca, Sardinha, Spoleto e Soneca mostrando suas habilidades e brincadeiras, trazendo à cena a comédia circense.

20 horas - A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado - O Imaginário

Espetáculo que estreou em 2012 no V Festival Amazônia Encena na Rua, conta a história dos trabalhadores de várias nacionalidades que viveram e morreram durante a construção da EFMM.

20 horas - Comédia Del’Acre - Cia. Visse e Versa

Aborda a história do teatro desde o teatro grego clássico de autores como Sófocles e Aristófanes, passando pelo dramaturgo inglês William Shakespeare e culminando na obra de autores brasileiros modernos como Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto. As obras servem como pano de fundo para que temas como violência contra a mulher e a questão agrária possam ser apresentados de forma lúdica e acessível ao público.
 

Tapiri - O Imaginário
Telefone: 3043 1419
Twitter: @oimaginario
Facebook: https://www.facebook.com/OImaginariopvh
Blog: tapirioimaginario.blogspot.com
Site: oimaginarioro.com.br

Acompanhe nossa Caravana teatral por Rondônia e Mato Grosso!
nastrilhasderondon.blogspot.com

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio