Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Emater, Iphan e DA apóiam iniciativa da Curta Amazônia


A organização do 1º Concurso de Redação sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré informa que firmou parceria cultural com a Superintendência do Iphan em Rondônia, Emater e o Diário da Amazônia.

Para o Superintendente do Iphan em Rondônia, Beto Bertagna, "iniciativas desta natureza sempre são bem vindas em nosso estado, porque incentivam os estudantes a escrever e conhecer mais nossa história. As redações serão difundidas em todos os municípios rondonienses, estadualizando a informação histórica" finalizou Bertagna.

Já a direção da Emater Rondônia afirma que "contribuir com parcerias que venham incentivar o hábito da escrita e leitura com a participação da comunidade rural é muito importante, porque assim o homem do campo tem a oportunidade de ver seus filhos participando diretamente de ações que aumentam o conhecimento da nossa história regional."

Para reforçar a premiação e incentivar os estudantes e escolas envolvidas, os organizadores do concurso firmaram também parceria com o jornal impresso Diário da Amazônia que estará disponibilizando o “Prêmio Diário da Amazônia’ que consiste em doar 6 assinaturas aos ganhadores do concurso (3 estudantes e 3 escolas), contribuindo e incentivando a leitura e a escrita além de estar difundindo o concurso na distribuição semanal nas escolas públicas do seu “Diário Escolar”, que disponibilizará um espaço onde os alunos poderão fazer a sua redação no próprio jornal.

Além das assinaturas do jornal impresso, os estudantes das escolas urbanas e rurais de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim ganharão prêmios que vão desde kits escolares a kits de leitura sobre nossa história regional doados pelo fotógrafo Luiz Brito e Nda Comunicações. As escolas onde os referidos alunos estiverem matriculados também serão premiadas com a Mostra de Cinema Infantil em outubro, no mês das crianças.

E atenção! Os alunos das escolas da zona urbana e rural de Nova Mamoré e Guajará Mirim poderão entregar suas redações nos escritórios locais da Emater nestes municípios.

Em Porto Velho o endereço para envio das redações via Correios ou em blocos é: Associação Curta Amazônia, Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Baixa União, Cep: 76.805-862, Porto Velho/RO.

O resultado do concurso de redação será divulgado durante o 3º Festival de Cinema Curta Amazônia, no mês de junho em Porto Velho. Dúvidas podem ser tiradas no email: curtamazonia1@yahoo.com.br .

Participam dessa iniciativa cultural-educativa a Superintendência do IPHAN em Rondônia, Emater/RO, Diário da Amazônia, Guaraná Antarctica, Shiny Star presentes, Nda Comunicações, fotógrafo rondoniense Luiz Brito, Semed, Secel, Seduc, . A realização é da Associação Curta Amazônia.

Venha fazer parte de nossa história regional, participe do concurso de redação sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Confira mais informações no blog: efmm100anos.wordpress.com.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio