Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Emater, Iphan e DA apóiam iniciativa da Curta Amazônia


A organização do 1º Concurso de Redação sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré informa que firmou parceria cultural com a Superintendência do Iphan em Rondônia, Emater e o Diário da Amazônia.

Para o Superintendente do Iphan em Rondônia, Beto Bertagna, "iniciativas desta natureza sempre são bem vindas em nosso estado, porque incentivam os estudantes a escrever e conhecer mais nossa história. As redações serão difundidas em todos os municípios rondonienses, estadualizando a informação histórica" finalizou Bertagna.

Já a direção da Emater Rondônia afirma que "contribuir com parcerias que venham incentivar o hábito da escrita e leitura com a participação da comunidade rural é muito importante, porque assim o homem do campo tem a oportunidade de ver seus filhos participando diretamente de ações que aumentam o conhecimento da nossa história regional."

Para reforçar a premiação e incentivar os estudantes e escolas envolvidas, os organizadores do concurso firmaram também parceria com o jornal impresso Diário da Amazônia que estará disponibilizando o “Prêmio Diário da Amazônia’ que consiste em doar 6 assinaturas aos ganhadores do concurso (3 estudantes e 3 escolas), contribuindo e incentivando a leitura e a escrita além de estar difundindo o concurso na distribuição semanal nas escolas públicas do seu “Diário Escolar”, que disponibilizará um espaço onde os alunos poderão fazer a sua redação no próprio jornal.

Além das assinaturas do jornal impresso, os estudantes das escolas urbanas e rurais de Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará Mirim ganharão prêmios que vão desde kits escolares a kits de leitura sobre nossa história regional doados pelo fotógrafo Luiz Brito e Nda Comunicações. As escolas onde os referidos alunos estiverem matriculados também serão premiadas com a Mostra de Cinema Infantil em outubro, no mês das crianças.

E atenção! Os alunos das escolas da zona urbana e rural de Nova Mamoré e Guajará Mirim poderão entregar suas redações nos escritórios locais da Emater nestes municípios.

Em Porto Velho o endereço para envio das redações via Correios ou em blocos é: Associação Curta Amazônia, Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Baixa União, Cep: 76.805-862, Porto Velho/RO.

O resultado do concurso de redação será divulgado durante o 3º Festival de Cinema Curta Amazônia, no mês de junho em Porto Velho. Dúvidas podem ser tiradas no email: curtamazonia1@yahoo.com.br .

Participam dessa iniciativa cultural-educativa a Superintendência do IPHAN em Rondônia, Emater/RO, Diário da Amazônia, Guaraná Antarctica, Shiny Star presentes, Nda Comunicações, fotógrafo rondoniense Luiz Brito, Semed, Secel, Seduc, . A realização é da Associação Curta Amazônia.

Venha fazer parte de nossa história regional, participe do concurso de redação sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Confira mais informações no blog: efmm100anos.wordpress.com.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)