Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

EDUCAÇÃO: Unir sedia evento internacional



Com o tema Educação, Ciências e Multiculturalismo, III Encontro Internacional de Ciências da Educação reúne pesquisadores do Brasil e da Bolívia em Guajará-Mirim. 

O Campus de Guajará-Mirim da Universidade Federal de Rondônia (Unir) sedia até sábado (14) o III Encontro Internacional de Ciências da Educação (Eniced), que tem como tema “Educação, Ciências e Multiculturalismo”. O evento é uma realização do Departamento de Letras e Pedagogia do Campus. 

Segundo a coordenadora do evento, professora Maria Cristina Victorino de França, o objetivo do III Eniced é promover um espaço de atualização da comunidade acadêmica, bem como incentivar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A programação conta com palestras, mesas-redondas e mini-cursos – confira a programação completa do III Eniced na página da Unir, no endereço www.unir.br, na seção “Eventos”. 

Ela explica que o município de Guajará-Mirim, que sedia o evento, faz fronteira com a Bolívia e possui cerca de 92% de seu território como reserva de preservação ambiental, sendo a maior do Estado de Rondônia. “A presença de diversas áreas indígenas e de remanescentes de quilombolas reforça a necessidade do desenvolvimento de competências para o gerenciamento dos recursos naturais e, em especial, da formação educacional dos seus habitantes”, afirma. 

A programação desta quarta-feira (11) terá, às 16h30, uma mesa-redonda sobre multiculturalismo, com palestrantes da Unir e da Universidad Autonoma Del Beni José Ballivian. Na quinta-feira (12), a mesa-redonda ocorrerá no mesmo horário e será sobre a temática de ciências – história, pesquisa e educação com palestrantes brasileiros e bolivianos. No dia 13, sexta-feira, também às 16h30, será a vez da temática educação ser objeto de discussão dos pesquisadores. 

Para mais informações sobre o III Eniced entre em contato com Departamento de Letras e Pedagogia do Campus de Guajará-Mirim da Unir pelo telefone (69) 3541-7011 ou e-mail unir.eniced@yahoo.com.br 

Fonte: Sílvio Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)