Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Educação Unificada é o novo modelo estadual


 
O primeiro complexo do Centro de Educação Unificada (CEU) será construído no distrito de Jacy-Paraná e atenderá aproximadamente 1.600 estudantes. O novo modelo de escola pública foi elaborado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) juntamente com o Conselho Estadual de Educação (CEE).

No projeto estão previstas 16 salas de aulas que serão equipadas com ar-condicionado, biblioteca, laboratório, teatro, quadra de esporte, além dos cuidados com o meio ambiente. O projeto é uma parceria das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Segurança Pública (Sesdec) e Planejamento (Seplan).

De acordo com a coordenadora Administrativa Pedagógica da Seduc, Rita Ramalho, o CEU de Rondônia atende o novo modelo de graduação integral exigido pelo Ministério da Educação. “O projeto foi idealizado em conjunto com a população e diversas secretarias”, explicou a coordenadora.

A obra inicial do Centro de Educação Unificada está orçada em R$ 7 milhões, dinheiro que virá das compensações sócio-ambientais da hidrelétrica de Jirau. “Dentro de 15 dias, o projeto de construção seguirá para o Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), onde será adequada a parte de engenharia e dentro de 30 dias vai para licitação,” informou a arquiteta responsável Bia Goulart.

O governador Confúcio Moura pediu pressa na construção do CEU. “A educação é o princípio de tudo e somente por meio é que poderemos formar pessoas conscientes”, destacou. De acordo com a especialista em obras escolares, Bia Goulart, depois de Porto Velho, outros municípios receberão também o novo modelo escolar.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)