Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

EDUCAÇÃO: 1 milhão de móveis ergonômicos para escolas públicas


 
Paula Laboissière
Agência Brasil
 

Brasília - Até o fim de março, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai realizar pregão eletrônico de registro de preços para a aquisição de móveis escolares ergonômicos. Os conjuntos serão distribuídos para as escolas públicas de municípios considerados prioritários no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

De acordo com comunicado do FNDE, serão comprados, inicialmente, 1 milhão de conjuntos formados por uma carteira e uma cadeira. Os móveis devem estar baseados nas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Um projeto prevê ainda a aquisição de conjuntos de móveis para professores, com mesa e cadeira, e para alunos com deficiência. A carteira e a cadeira do aluno devem apresentar três tamanhos o que, de acordo com o FNDE, torna possível a distribuição para toda a educação básica – de acordo com a idade e a série do estudante.

“Durante dois anos, a equipe técnica da Fundação de Desenvolvimento da Educação participou da revisão das normas técnicas da ABNT e trabalhou nas especificações desse mobiliário. Os móveis foram planejados seguindo as regras da ergonomia e terão mais durabilidade que o mobiliário escolar comum”, afirma a nota.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)