Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Editais definirão repasses para eventos culturais em RO



Os cinco primeiros editais encaminhados à Procuradoria Geral do Estado pela Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) para promoção de eventos culturais, com garantia da livre concorrência entre as entidades interessadas, foram aprovados na terça-feira (8). Segundo o superintendente, Rodnei Paes, os editais fazem parte das providências para dotar o órgão das ferramentas institucionais capazes de assegurar a distribuição dos recursos para o setor de forma mais democrática.

Os editais selecionarão, por meio de certame público, empreendedores para promover eventos culturais nas áreas de comunicação, dança e teatro.

Os certames são resultado da primeira etapa da institucionalização das ações da Sejucel, considerada muito importante pelo superintendente, pois cria todo um arcabouço legal para tornar possível a elaboração de políticas permanentes para a cultura, esporte e lazer, que terão continuidade inclusive em outros governos.

Com a iniciativa, o governo passa a fomentar e a incentivar a participação de terceiros na realização de eventos nos 52 municípios, onde sozinha a Sejucel não teria condições de atuar.

Rodnei Paes explicou que o governo irá  incentivar e fomentar, oferecendo, como contrapartida, apoio técnico e logístico para a realização do maior número de eventos na capital e municípios do interior.

A medida representa ainda um avanço grande do ponto de vista do encerramento de um ciclo de “apadrinhamentos” que gerava críticas e insatisfações entre os empreendedores. “Nós não daríamos conta de ficarmos realizando eventos esportivos, culturais e de lazer nos 52 municípios, sem essas parcerias”, disse Paes.

Ele lembrou que uma equipe técnica da Sejucel trabalha no levantamento de todas as informações sobre o setor para elaborar um diagnóstico que permita saber quantos teatros, grupos e entidades culturais existem e funcionam no estado. Paes garante que outros editais serão aprovados e publicados em 2016, como parte de uma política permanente para o setor.
 


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio