Quinta-feira, 10 de dezembro de 2015 - 13h06
Os cinco primeiros editais encaminhados à Procuradoria Geral do Estado pela Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) para promoção de eventos culturais, com garantia da livre concorrência entre as entidades interessadas, foram aprovados na terça-feira (8). Segundo o superintendente, Rodnei Paes, os editais fazem parte das providências para dotar o órgão das ferramentas institucionais capazes de assegurar a distribuição dos recursos para o setor de forma mais democrática.
Os editais selecionarão, por meio de certame público, empreendedores para promover eventos culturais nas áreas de comunicação, dança e teatro.
Os certames são resultado da primeira etapa da institucionalização das ações da Sejucel, considerada muito importante pelo superintendente, pois cria todo um arcabouço legal para tornar possível a elaboração de políticas permanentes para a cultura, esporte e lazer, que terão continuidade inclusive em outros governos.
Com a iniciativa, o governo passa a fomentar e a incentivar a participação de terceiros na realização de eventos nos 52 municípios, onde sozinha a Sejucel não teria condições de atuar.
Rodnei Paes explicou que o governo irá incentivar e fomentar, oferecendo, como contrapartida, apoio técnico e logístico para a realização do maior número de eventos na capital e municípios do interior.
A medida representa ainda um avanço grande do ponto de vista do encerramento de um ciclo de “apadrinhamentos” que gerava críticas e insatisfações entre os empreendedores. “Nós não daríamos conta de ficarmos realizando eventos esportivos, culturais e de lazer nos 52 municípios, sem essas parcerias”, disse Paes.
Ele lembrou que uma equipe técnica da Sejucel trabalha no levantamento de todas as informações sobre o setor para elaborar um diagnóstico que permita saber quantos teatros, grupos e entidades culturais existem e funcionam no estado. Paes garante que outros editais serão aprovados e publicados em 2016, como parte de uma política permanente para o setor.
Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)