Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

É CRIME NÃO SABER LER VOLTA AO BANZEIROS


 

O Teatro Banzeiros, recebe mais uma vez o espetáculo teatral “É Crime Não Saber Ler”. Nos próximos dias 19, 20 e 21, o Grupo Evolução realiza mais três apresentações do espetáculo. Na sexta e sábado, 19 e20, a peça acontece às 20h e no domingo, 21, às 19h30.

A peça que estreou em julho de 2009, vem emocionando os espectadores. Quem já assistiu pode confirmar e, quem não assistiu vai poder conferir neste final de semana. O ingresso custa apenas R$12,00, com meia entrada para todos no valor de R$ 6,00. Na compra do ingresso ganhe uma rifa para concorrer a um lindo relógio patrocinado pela Roberto Simon Jóias.

O texto de Luiz Antonio de Araújo narra uma emocionante história. Um monólogo, interpretado por Eules Lycaon, que mostra o drama vivido por um caboclo analfabeto. A direção é do próprio Lycaon.

Segundo o diretor, a peça será apresentada inda este mês no Centro Cultural em Ariquemes, nos dias 27 e 28. E nos dias 17,18,19 e 20 de março, É Crime Não Saber Ler, será apresentado no Teatro Mini Guaíra, na capital paranaense. ”Esse é mais um trabalho do Grupo Evolução que foi selecionado para o Festival de Teatro de Curitiba”, afirma Lycaon.

É CRIME NÃO SABER LER, demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver. 

O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. 

Os contatos com o Grupo Evolução, através dos 3227-0125 / 8413-5465, ou pelo E-mail: gte-pvhro@hotmail.com  

Fonte: G.T.Evolução

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)