Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Domingo com dois espetáculos no Palco Giratório


A falta de opções culturais não é mais desculpa para a população de Porto Velho. Setembro é esperado pelos moradores da cidade pela diversidade de produções artísticas que circulam pelo estado através do Sesc Rondônia pelo Festival Palco Giratório. Grupos locais e de outros estados apresentam seus trabalhos e oportunizam a todos assistirem já que a  programação é gratuita.

Neste domingo dois espetáculos fizeram a alegria do público. No Parque da Cidade o grupo baiano Vilavox apresentou “O segredo da arca do Trancoso”. No Teatro 1 do Sesc Esplanada, a Cia. Dançaurbana (MS) voltou ao palco para  o espetáculo “Singulares”.

O segredo da arca do Trancoso

Com almofadas coloridas espalhadas em um local especial no meio do anfiteatro do Parque da Cidade, o grupo Vilavox convida o público para chegar mais perto para assistir “O segredo da arca do Trancoso” e nem a chuva que ameaçava cair afastou o público que ansiava pelo espetáculo. Adultos e crianças se divertiram com as trapalhadas de Trancoso.

O Festival Palco Giratório promove muitas vezes, a inserção das artes cênicas no repertório das pessoas. Caso de Alieska de Souza que relata sua primeira experiência nesse tipo de espetáculo. “Achei ótimo, gostei muito das músicas, bem dinâmico.” e aprovou a iniciativa do Sistema Fecomércio e do Sesc Rondônia, que oportuniza a todos assistirem as apresentações. “A população as vezes não tem como ir, aqui está disponível pra todo mundo”. Para o diretor do espetáculo Cláudio Machado, a circulação no Projeto representa um desafio e aprendizado para o grupo por ser um espetáculo grande. "A gente tem aprendido muito, adaptando, pensando o espetáculo em cada local, porque a ideia também é fazer com que o espetáculo integre o espaço. O espaço faça parte do nosso cenário, do nosso argumento. A gente acredita que essa é a poética do espetáculo que se constrói em cada lugar".

Singulares

A Cia. Dançaurbana volta com um novo trabalho. “Singulares” traz ao palco o repertório de experiências vividas pelos componentes do próprio grupo, onde a plateia volta a se identificar com cenas da apresentação. Temas como amor, amizade, preconceito fazem parte dos sentimentos expressados pelos bailarinos numa coreografia envolvente.

Como a proposta do diretor Marcos Matos é justamente ir além da dança, o espetáculo cumpriu seu objetivo, pois leva o público a refletir sobre as diversas situações apresentadas em cena propondo um novo olhar sobre a dança. Para acadêmica de direito Luanda Félix, o espetáculo ficou surpresa com "Singulares". "Era como se cada um fosse de um jeito, mas que precisam de outras pessoas para se completarem. A interpretação deles na hora da dança é marcante. "

Programação

Nesta segunda (08), o grupo convidado é “O Imaginário” que estreia o espetáculo “Mulheres de Aluá”, uma investigação cênica que colocará em foco a relação de gênero e o universo feminino. É baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes para garantir as suas posições diante do mundo. Num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada mulher. Quem são essas mulheres que cantam, dançam, bebem e contam suas histórias? É isso que o “Mulheres de Aluá” irá discutir.

Hoje será ministrada a oficina “Dramaturgia Corporal” com a Cia Solas de Vento (SP), que desenvolve uma pesquisa de linguagem teatral não verbal aliando circo e dança. Essa oficina proporciona aos seus participantes a vivência de processos de criação usados pelos atores da companhia.

Serviço

Oficina: Dramaturgia Corporal

Grupo: Cia. Solas de Vento (SP)

Local:Tapiri - Associação O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora:09h às 12h e 14h às 17h

Data:08/09

Espetáculo:Mulheres de Aluá

Grupo:O Imaginário (RO) - Convidado

Local:Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO

Hora:20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro. Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Fonte: Eliane Viana

 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Em fase de produção do curta-metragem "Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz" , busca retratar a força simbóli

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

No sábado, 19 de julho, será realizado o lançamento do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia”, em Vilhena (RO). O evento acontecerá no a

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

O município de Vilhena será palco de mais uma etapa do espetáculo itinerante "Sinergia Amazônica", que chega à cidade neste sábado, dia 19 de julho

Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador

Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador

Excelentíssimo Senhor Governador de Rondônia, Coronel  Marcos Rocha,A Setorial do Audiovisual do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)