Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Domingo com dois espetáculos no Palco Giratório


A falta de opções culturais não é mais desculpa para a população de Porto Velho. Setembro é esperado pelos moradores da cidade pela diversidade de produções artísticas que circulam pelo estado através do Sesc Rondônia pelo Festival Palco Giratório. Grupos locais e de outros estados apresentam seus trabalhos e oportunizam a todos assistirem já que a  programação é gratuita.

Neste domingo dois espetáculos fizeram a alegria do público. No Parque da Cidade o grupo baiano Vilavox apresentou “O segredo da arca do Trancoso”. No Teatro 1 do Sesc Esplanada, a Cia. Dançaurbana (MS) voltou ao palco para  o espetáculo “Singulares”.

O segredo da arca do Trancoso

Com almofadas coloridas espalhadas em um local especial no meio do anfiteatro do Parque da Cidade, o grupo Vilavox convida o público para chegar mais perto para assistir “O segredo da arca do Trancoso” e nem a chuva que ameaçava cair afastou o público que ansiava pelo espetáculo. Adultos e crianças se divertiram com as trapalhadas de Trancoso.

O Festival Palco Giratório promove muitas vezes, a inserção das artes cênicas no repertório das pessoas. Caso de Alieska de Souza que relata sua primeira experiência nesse tipo de espetáculo. “Achei ótimo, gostei muito das músicas, bem dinâmico.” e aprovou a iniciativa do Sistema Fecomércio e do Sesc Rondônia, que oportuniza a todos assistirem as apresentações. “A população as vezes não tem como ir, aqui está disponível pra todo mundo”. Para o diretor do espetáculo Cláudio Machado, a circulação no Projeto representa um desafio e aprendizado para o grupo por ser um espetáculo grande. "A gente tem aprendido muito, adaptando, pensando o espetáculo em cada local, porque a ideia também é fazer com que o espetáculo integre o espaço. O espaço faça parte do nosso cenário, do nosso argumento. A gente acredita que essa é a poética do espetáculo que se constrói em cada lugar".

Singulares

A Cia. Dançaurbana volta com um novo trabalho. “Singulares” traz ao palco o repertório de experiências vividas pelos componentes do próprio grupo, onde a plateia volta a se identificar com cenas da apresentação. Temas como amor, amizade, preconceito fazem parte dos sentimentos expressados pelos bailarinos numa coreografia envolvente.

Como a proposta do diretor Marcos Matos é justamente ir além da dança, o espetáculo cumpriu seu objetivo, pois leva o público a refletir sobre as diversas situações apresentadas em cena propondo um novo olhar sobre a dança. Para acadêmica de direito Luanda Félix, o espetáculo ficou surpresa com "Singulares". "Era como se cada um fosse de um jeito, mas que precisam de outras pessoas para se completarem. A interpretação deles na hora da dança é marcante. "

Programação

Nesta segunda (08), o grupo convidado é “O Imaginário” que estreia o espetáculo “Mulheres de Aluá”, uma investigação cênica que colocará em foco a relação de gênero e o universo feminino. É baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes para garantir as suas posições diante do mundo. Num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada mulher. Quem são essas mulheres que cantam, dançam, bebem e contam suas histórias? É isso que o “Mulheres de Aluá” irá discutir.

Hoje será ministrada a oficina “Dramaturgia Corporal” com a Cia Solas de Vento (SP), que desenvolve uma pesquisa de linguagem teatral não verbal aliando circo e dança. Essa oficina proporciona aos seus participantes a vivência de processos de criação usados pelos atores da companhia.

Serviço

Oficina: Dramaturgia Corporal

Grupo: Cia. Solas de Vento (SP)

Local:Tapiri - Associação O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora:09h às 12h e 14h às 17h

Data:08/09

Espetáculo:Mulheres de Aluá

Grupo:O Imaginário (RO) - Convidado

Local:Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO

Hora:20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro. Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Fonte: Eliane Viana

 
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio