Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Domingo com dois espetáculos no Palco Giratório


A falta de opções culturais não é mais desculpa para a população de Porto Velho. Setembro é esperado pelos moradores da cidade pela diversidade de produções artísticas que circulam pelo estado através do Sesc Rondônia pelo Festival Palco Giratório. Grupos locais e de outros estados apresentam seus trabalhos e oportunizam a todos assistirem já que a  programação é gratuita.

Neste domingo dois espetáculos fizeram a alegria do público. No Parque da Cidade o grupo baiano Vilavox apresentou “O segredo da arca do Trancoso”. No Teatro 1 do Sesc Esplanada, a Cia. Dançaurbana (MS) voltou ao palco para  o espetáculo “Singulares”.

O segredo da arca do Trancoso

Com almofadas coloridas espalhadas em um local especial no meio do anfiteatro do Parque da Cidade, o grupo Vilavox convida o público para chegar mais perto para assistir “O segredo da arca do Trancoso” e nem a chuva que ameaçava cair afastou o público que ansiava pelo espetáculo. Adultos e crianças se divertiram com as trapalhadas de Trancoso.

O Festival Palco Giratório promove muitas vezes, a inserção das artes cênicas no repertório das pessoas. Caso de Alieska de Souza que relata sua primeira experiência nesse tipo de espetáculo. “Achei ótimo, gostei muito das músicas, bem dinâmico.” e aprovou a iniciativa do Sistema Fecomércio e do Sesc Rondônia, que oportuniza a todos assistirem as apresentações. “A população as vezes não tem como ir, aqui está disponível pra todo mundo”. Para o diretor do espetáculo Cláudio Machado, a circulação no Projeto representa um desafio e aprendizado para o grupo por ser um espetáculo grande. "A gente tem aprendido muito, adaptando, pensando o espetáculo em cada local, porque a ideia também é fazer com que o espetáculo integre o espaço. O espaço faça parte do nosso cenário, do nosso argumento. A gente acredita que essa é a poética do espetáculo que se constrói em cada lugar".

Singulares

A Cia. Dançaurbana volta com um novo trabalho. “Singulares” traz ao palco o repertório de experiências vividas pelos componentes do próprio grupo, onde a plateia volta a se identificar com cenas da apresentação. Temas como amor, amizade, preconceito fazem parte dos sentimentos expressados pelos bailarinos numa coreografia envolvente.

Como a proposta do diretor Marcos Matos é justamente ir além da dança, o espetáculo cumpriu seu objetivo, pois leva o público a refletir sobre as diversas situações apresentadas em cena propondo um novo olhar sobre a dança. Para acadêmica de direito Luanda Félix, o espetáculo ficou surpresa com "Singulares". "Era como se cada um fosse de um jeito, mas que precisam de outras pessoas para se completarem. A interpretação deles na hora da dança é marcante. "

Programação

Nesta segunda (08), o grupo convidado é “O Imaginário” que estreia o espetáculo “Mulheres de Aluá”, uma investigação cênica que colocará em foco a relação de gênero e o universo feminino. É baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes para garantir as suas posições diante do mundo. Num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada mulher. Quem são essas mulheres que cantam, dançam, bebem e contam suas histórias? É isso que o “Mulheres de Aluá” irá discutir.

Hoje será ministrada a oficina “Dramaturgia Corporal” com a Cia Solas de Vento (SP), que desenvolve uma pesquisa de linguagem teatral não verbal aliando circo e dança. Essa oficina proporciona aos seus participantes a vivência de processos de criação usados pelos atores da companhia.

Serviço

Oficina: Dramaturgia Corporal

Grupo: Cia. Solas de Vento (SP)

Local:Tapiri - Associação O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora:09h às 12h e 14h às 17h

Data:08/09

Espetáculo:Mulheres de Aluá

Grupo:O Imaginário (RO) - Convidado

Local:Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO

Hora:20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro. Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Fonte: Eliane Viana

 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé

O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)