Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário sobre índios isolados é uma das atrações do Festcineamazônia


O premiado filme ‘Paralelo 10’ será exibido na 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia, realizado de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros. A obra, dirigida por Silvio Da-Rin, fala sobre a situação dos índios isolados no Brasil na fronteira com o Peru.

O longa-metragem, produzido no ano passado, recebeu o prêmio de melhor filme da mostra competitiva do 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, em julho e o melhor documentário no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, em outubro.

O documentário narra a história de José Carlos Meirelles, um dos mais destacados sertanistas brasileiros que estava há um ano e meio afastado do Acre, e retorna à região do Paralelo 10º Sul, em companhia do antropólogo Terri de Aquino. O filme viaja com eles durante três semanas, subindo o Rio Envira, enfrentando vários tipos de obstáculo e se aproximando cada vez mais das malocas de índios isolados.

Nessa jornada, Meirelles rememora experiências, expõe contradições de seu ofício e discute com índios Madijá e Ashaninka a melhor forma de se relacionar com os índios “brabos”, sem tentar amansá-los nem exterminá-los.

O diretor de ‘Paralelo 10’, Silvio Da-Rin, faz documentários desde 1979. Dirigiu 14 filmes e vídeos, vários deles premiados em festivais brasileiros e internacionais. Foi por duas vezes presidente da Associação Brasileira de Documentaristas. Entre 2007 e 2010 desempenhou a função de secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. Desde maio de 2010, é gerente executivo de Articulação Internacional e Licenciamento da Empresa Brasil de Comunicação - EBC/TV Brasil.

O Festcineamazônia acontece de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. O festival tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer - SECEL.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)