Sexta-feira, 9 de maio de 2025 - 08h15

Foi
lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em
Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena”,
produção audiovisual que mergulha nas raízes e vozes que ajudaram a construir a
história do município conhecida como a “Princesinha da Amazônia”.
Com exibições nos três turnos, manhã, tarde e noite, o média-metragem alcançou aproximadamente 700 espectadores, entre alunos, professores, servidores e membros da comunidade vilhenense. Após cada sessão, foram promovidas rodas de conversa conduzidas pelo sociólogo Marcio Guilhermon, proporcionando um espaço de troca, reflexão e emoção sobre o conteúdo apresentado.

O documentário, com 49 minutos de duração e classificação livre, foi produzido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA). A proposta é preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena por meio de entrevistas com pioneiros da cidade e fazedores da cultura local, além de imagens históricas e relatos que dão vida à trajetória do município.
Dirigido e roteirizado por Andréia Machado, presidente da ACEMDA, o filme tem uma abordagem sensível e poética. "Este documentário é uma viagem emocionante pelas raízes, histórias e vozes de Vilhena. É um registro potente da memória cultural do nosso povo, revelando a identidade de quem construiu esse território amazônico todos os dias", afirma a diretora.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), através da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade ao público surdo. A equipe técnica reúne nomes reconhecidos no cenário cultural de Rondônia: a produção cultural foi assinada por Vanessa Vitória, a direção de som ficou com a carga de Márcio Guilhermon, enquanto Washington Kuipers ficou com a direção de fotografia, cinegrafia e edição. A interpretação em Libras foi realizada por Ana Paula Seixas.
“O vídeo documentário é uma homenagem à nossa gente, à nossa história e à rica cultura que pulsa em cada canto de Vilhena”, destacou Andréia Machado.
Para as pessoas que desejam assistir o média-metragem basta clicar no seguinte link: https://youtu.be/2A51_2KjW9U?si=fB52AqpIa6lG2IEB .
Galeria de Imagens
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)