Quinta-feira, 29 de abril de 2010 - 07h32
Com o título “Educação e Comunicação, por que não?!”, o documentário radiofônico produzido pela jornalista Evelyn Morales é um dos finalistas da 10ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. O material é o único representante da região Norte e compete na categoria Rádio com emissoras do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Sergipe..jpg)
O documentário, veiculado em dezembro de 2009 na rádio educativa Cultura FM (107,9), trata dos desafios do educador da rede pública de ensino de Rondônia com a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas. O material relata um diário de bordo - resultante de viagens aos municípios de Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho - traçando características do ensino-aprendizagem no programa Mídias na Educação, que capacita mais de 150 educadores para utilização de rádio, televisão, internet e impresso nas escolas.
Para a jornalista Evelyn Morales, que também atua na área da educação, estar entre os finalistas é compensador. A profissional, que pela segunda vez é finalista do GP, relata que Rondônia tem feitos educacionais interessantes para divulgação. “Os demais finalistas têm materiais excelentes que expõem críticas pertinentes ao setor. Desta vez optei por divulgar soluções; o lado positivo da educação. Penso que devemos valorizar os educadores que se esforçam por melhorias; que querem inovar no ensino. Como as novas tecnologias estão à disposição, por que não aliar educação e comunicação?! É isso que muitos educadores estão fazendo em Rondônia, e é isso que propus a divulgar”, argumenta Morales.
A divulgação dos finalistas aconteceu nesta quarta-feira (29). Foram inscritas 1.516 matérias, envolvendo 682 jornalistas de 217 veículos de todo o Brasil. Os vencedores do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo serão conhecidos no segundo semestre de 2010.
GP Ayrton Senna de Jornalismo – Desde março de 1997, o Prêmio é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna e tem como principal objetivo reconhecer e estimular repórteres e editores de jornal, revista, rádio, TV e internet na produção de trabalhos que contribuam para a melhoria da educação.
Fonte: Evelyn Morales
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia
O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões c

Rios amazônicos inspiram artistas que lançam documentário e clipe musical
Duas obras cinematográficas serão lançadas na próxima quinta-feira (13) na capital Porto Velho. O curta-metragem experimental Catador de Sons e o cli

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)