Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

DOCTV IV encerra inscrições no próximo dia 11 de julho


 

Até o dia 11 de julho estão abertas as inscrições para o concurso DOCTV IV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, A Fundação Municipal de Cultura Iaripuna, da Prefeitura de Porto Velho, está coordenando o programa em Rondônia, onde será selecionado um (1) documentário. Na próxima quarta-feira, (09/07) a Comissão de Seleção do concurso participará de uma reunião para tratar do recebimento das inscrições.

Todos os documentários selecionados nos Concursos DOCTV serão co-produzidos pelas TVs Públicas para serem exibidos, em horário nobre, em rede nacional, a partir de 29 de maio de 2009. Cada projeto receberá R$ 110 mil (cento e dez mil reais) para a realização do documentário. O site da prefeitura da Capital – www.portovelho.ro.gov.br – disponibiliza todas as informações necessárias para as inscrições.

O presidente da Fundação, Júlio Yriarte, alerta os interessados para que não deixem para fazer a inscrição na última hora, para dar tempo de solucionar possíveis problemas que surjam com a documentação necessária.

O concurso DOCTV IV é o fruto de um casamento da televisão pública com a produção independente, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, e TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação, com o apoio da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas.

Considerado um dos mais bem sucedidos projetos do setor audiovisual brasileiro, o Programa vai selecionar 35 projetos de documentário nos 26 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, graças a uma parceria das emissoras de TV, do poder público e iniciativa privada, haverá uma expansão na premiação de projetos de documentário por meio das chamadas Carteiras Especiais, que poderá chegar a 22 projetos aprovados nesta edição. Estão previstos mais um (1) filme no Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Maranhão; dois (2) filmes em Sergipe, Goiás e Minas Gerais; quatro (4) filmes na Bahia; e sete (7) filmes em São Paulo, totalizando 22 filmes produzidos pelas Carteiras Especiais.

Os 35 documentários garantidos pelo DOCTV IV serão distribuídos da seguinte forma pelas unidades federativas: um (1) projeto de documentário em Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina; e dois (2) projetos no Pará, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Registro de Direitos Autorais

Necessário para as inscrições no concurso, o processo de registro de Direitos Autorais nas cidades onde não há representação da Biblioteca Nacional, pode ser feito da seguinte forma:.

1º - entrar no site da Biblioteca Nacional (www.bn.br/eda) e acessar o link Registro/ Serviços.

2° - preencher e imprimir o item Formulário e Requerimento (vide Modelo de Formulário de Requerimento)

- copiar os dados do item GRU e, com base neles, preencher a página do Tesouro Nacional (que está lincada na pagina do GRU) para gerar um boleto bancário referente à taxa de inscrição, a ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil.

3° - enviar para a Biblioteca Nacional como carta registrada ou carta simples os seguintes documentos: Cópia simples de RG e CPF do autor, Comprovante de pagamento do boleto (original), Obra a ser registrada, Formulário de Requerimento

IMPORTANTE: As cópias do "Comprovante de pagamento do boleto" e "Formulário de Requerimento" devem ser enviadas junto com a documentação de identificação do proponente no ENVELOPE LACRADO 2.

O endereço da Biblioteca Nacional é: avenida Rio Branco, 219, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20040008 ou Rua General Julio Marcos Salgado, 234, São Paulo – SP CEP 01201-020

Fonte: Ascom – Ana Aranda – 0 (69)8454 4084

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Em valorização à história e cultura de Porto Velho, foram sancionadas leis aprovadas pela Câmara Municipal, tornando prédios públicos, museu, sítio ar

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Para marcar o Dia do Livro Infantil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, realizou uma programação espec

Terceira exposição fotográfica  “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Terceira exposição fotográfica “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a vibrante comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Gu

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do município (Funcultural), realizou o projeto Cultura Itinerante, no último final de sema

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)