Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

DIVINO ENCERRA ROMARIA E NOVENAS COM NOVO ALTAR-MOR


 DIVINO ENCERRA ROMARIA E NOVENAS COM NOVO ALTAR-MOR - Gente de Opinião

Com o tema "Vem, Espírito Santo, enche-nos de alegria!", o tradicional festejo do Senhor Divino Espírito Santo encerrará a programação deste ano, no próximo domingo, 8 de junho, com a celebração da Santa Missa, a partir das 17 horas.

A romaria do Divino é uma festa religiosa iniciada na década de sessenta, organizada pela Irmandade do Divino da Pérola do Mamoré, ocasião em que se percorre, em romaria, a zona rural e urbana do município, reunindo centenas de devotos em coloridas caminhadas e visitas às residências dos religiosos.

Ainda no sábado, dia 7, acontecerá na sede da Igreja do Divino, localizada no Bairro São José, um dos momentos mais tradicionais e esperados da romaria, que é a cerimônia religiosa de levantamento do mastro do Divino e, a partir das 20 horas, acontecerá o tradicional arraial.

Este ano, a grande novidade da Festa do Divino foi a inauguração do novo Altar-Mor da Igreja, um desejo e vontade da comunidade, há muito ressentida com a ausência dos símbolos do Divino na sua própria igreja.

DIVINO ENCERRA ROMARIA E NOVENAS COM NOVO ALTAR-MOR - Gente de Opinião

A concepção e execução da obra são de autoria do artista plástico boliviano Júlio César Cunavi, nascido na cidade de Concepción, Departamento de Santa Cruz, onde estudou arte no Instituto Técnico de Belas Artes. Júlio César, que mora no Brasil desde o ano de 2000, iniciou a construção do novo altar da Igreja do Divino no mês de novembro de 2013.

O altar foi esculpido em concreto armado, retratando uma clássica cena do Divino do Vale do Guaporé: o Batelão do Divino, também conhecido como Barco do Divino. Em seu trabalho, o artista incluiu no conjunto da cena, as principais personagens e adereços que seguem no batelão: os foliões, remadores, cantores e as insígnias do Espírito Santo. Para execução da obra, Júlio César teve a ajudante do artífice Jesus Reinaldo Dorado Nuñez.

A grande festa de encerramento e confraternização, que acontecerá no domingo, costuma reunir mais de dois mil religiosos, entre romeiros, visitantes, ribeirinhos e turistas. São devotos seguidores deste tradicional cortejo religioso, que atrai peregrinos e visitantes de todas as regiões do município e de cidades vizinhas, transformando a romaria, também, em uma grande atração do turismo religioso perolense.

Fonte: Ariel Argobe

 
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio