Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Diretora do Ministério dos Esportes participa de reunião na Secel nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira (18), às 10:00 horas, no gabinete da Secel – Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer – o secretário Jucélis Freitas receberá a diretora de Programas Institucionais da Secretaria Executiva do Ministério dos Esportes, Cássia Damiani. A reunião, para discutir as diretrizes da III Conferência Estadual de Esportes, contará também com a presença de representantes de vários municípios de Rondônia e da equipe de técnicos da Gerencia de Esportes responsável pela organização da conferência. “Além de organizar a fase estadual da conferência, os técnicos da Secel também estão orientando os municípios sobre como realizar a etapa municipal. Onze municípios confirmaram a participação nesse processo, mas, com certeza, teremos muitos outros que se unirão em conferências regionais para discutir os rumos do esporte no Brasil para os próximos dez anos”, destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Nessa visita a Rondônia Cássia Damiani, que também é coordenadora geral da III Conferência Nacional de Esportes, apresentará projetos do Governo Federal que podem ser desenvolvidos em parceria com o estado como o Segundo Tempo, Praça da Juventude e Esporte e Lazer na Cidade.

Com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, a proposta do debate é selecionar políticas públicas de interesse da sociedade para serem executadas nos próximos 10 anos em âmbito municipal, estadual e federal.

Para garantir uma participação democrática na discussão a Secel articulará as Conferências Municipais onde serão eleitos delegados para a Conferência Estadual. Desse segundo encontro sairão as propostas para apresentar as demandas locais na III Conferência Nacional de Esportes e Lazer que será realizada em junho, no Distrito Federal.

Os municípios que já confirmaram a realização da fase municipal são: Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Jarú, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Vilhena e Costa Marques.

A fase estadual da Conferência 2010 será de 28 a 30 de abril e os eixos temáticos são: I – Estrutura: Organização, Agentes e Competências; II – Recursos Humanos e Formação; III – Gestão e Controle Social; IV – Financiamento.

Fonte: Malu Calixto

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Criativos: documentário de Rondônia homenageia artistas do estado e emociona plateia na noite de estreia

Criativos: documentário de Rondônia homenageia artistas do estado e emociona plateia na noite de estreia

Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) vai promover, neste mês de novembro, o p

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)