Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Dia Municipal do Tacacá é celebrado em Porto Velho

Prato regional também é reconhecido como patrimônio cultural de Porto Velho


Dia Municipal do Tacacá é celebrado em Porto Velho - Gente de Opinião

Sábado foi dia de celebrar o sabor de um dos pratos mais conhecidos da região Norte, o tacacá. O 18 de Setembro é definido por lei como Dia Municipal do Tacacá, comida típica apreciada o ano todo e homenageada por meio da Lei 2455, de 24 de novembro de 2017, que também reconhece o tacacá como patrimônio cultural de Porto Velho.

Leda Paes, empreendedora Leda Paes, empreendedoraPara comemorar a data e ressaltar a importância da gastronomia local, a Prefeitura de Porto Velho realizou na Travessa do Manelão, em frente ao Mercado Cultural, uma edição especial do projeto Tacacá Musical.

A ação, coordenada pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), acontece, tradicionalmente, todas as quartas-feiras e domingos, com exceção deste final de semana, quando foi realizada no sábado.

Leda Paes, que é empreendedora no ramo gastronômico, não dispensou mais uma oportunidade de comercializar o prato. “É como um aniversário e nós temos que comemorar aqui no Mercado, que também é um local tradicional. O povo de Porto Velho gosta muito do tacacá e a gente está aqui para trabalhar da melhor forma. Os eventos que estão sendo realizados são muito organizados e nós temos que aproveitar”, disse ela.

Quem esteve no local pôde experimentar outras delícias da culinária e apresentações artísticas locais. Foi o caso de Zélia Leal. “Gosto daqui por ser um lugar tranquilo, descontraído e sabemos que temos que prestigiar nossos eventos do Mercado. Eu amo tacacá, faz parte do nosso patrimônio cultural”, comemorou a funcionária pública aposentada.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Gente de Opinião Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)