Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Dia Municipal do Tacacá é celebrado em Porto Velho

Prato regional também é reconhecido como patrimônio cultural de Porto Velho


Dia Municipal do Tacacá é celebrado em Porto Velho - Gente de Opinião

Sábado foi dia de celebrar o sabor de um dos pratos mais conhecidos da região Norte, o tacacá. O 18 de Setembro é definido por lei como Dia Municipal do Tacacá, comida típica apreciada o ano todo e homenageada por meio da Lei 2455, de 24 de novembro de 2017, que também reconhece o tacacá como patrimônio cultural de Porto Velho.

Leda Paes, empreendedora Leda Paes, empreendedoraPara comemorar a data e ressaltar a importância da gastronomia local, a Prefeitura de Porto Velho realizou na Travessa do Manelão, em frente ao Mercado Cultural, uma edição especial do projeto Tacacá Musical.

A ação, coordenada pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), acontece, tradicionalmente, todas as quartas-feiras e domingos, com exceção deste final de semana, quando foi realizada no sábado.

Leda Paes, que é empreendedora no ramo gastronômico, não dispensou mais uma oportunidade de comercializar o prato. “É como um aniversário e nós temos que comemorar aqui no Mercado, que também é um local tradicional. O povo de Porto Velho gosta muito do tacacá e a gente está aqui para trabalhar da melhor forma. Os eventos que estão sendo realizados são muito organizados e nós temos que aproveitar”, disse ela.

Quem esteve no local pôde experimentar outras delícias da culinária e apresentações artísticas locais. Foi o caso de Zélia Leal. “Gosto daqui por ser um lugar tranquilo, descontraído e sabemos que temos que prestigiar nossos eventos do Mercado. Eu amo tacacá, faz parte do nosso patrimônio cultural”, comemorou a funcionária pública aposentada.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)