Terça-feira, 20 de julho de 2021 - 09h50

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será comemorado com uma programação pela Prefeitura de Porto Velho. As festividades acontecerão de 21 a 25 de julho, no espaço do Mercado Cultural, na Travessa Manelão, centro histórico da cidade.
A programação do evento tem como tema “Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar” inclui exposição fotográfica, mostra cultural, palestras e Feira das Mulheres Empreendedoras.
No dia 21, a partir das 9h, quando acontece a abertura do evento, o prefeito Hildon Chaves vai sancionar a lei que institui a data de 25 de julho como “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”.
“Vamos falar da participação da mulher negra no cenário de Porto Velho, no início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder.
PALESTRAS
As palestras serão as seguintes: Dia 21, às 19h - 1º painel com o tema “A Diáspora barbadiana e o legado de educação em Porto Velho”. Também participará a embaixadora de Barbados, Tonika Sealy Thompson.
Dia 22, às 19h - 2º painel com o tema “A Mulher Haitiana em Porto Velho - Imigração e Gênero. A palestrante será a doutoranda em Antropologia Social e pesquisadora de migração internacional haitiana, Roziane Jordão.
Dia 23, às 19h - 3º Painel. Tema: “A Importância dos barbadianos para a formação da cidade de Porto Velho”. A palestrante será Mara Genecy Centeno, da Universidade federal de Rondônia (Unir).Joelna Holder, secretária adjunta da SemasfNos dias 24 e 25 será realizada, das 9h às 17h, a Feira das Empreendedoras Negras, com participação da empreendedora social Negralinda, que fará a palestra “Empreendedorismo Social como Fortalecimento de Base Territorial”.
De 21 de julho a 21 de agosto, em uma das salas do Mercado Cultural, acontecerá a exposição fotográfica denominada Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar, em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc).
PARCERIA
Todas as atividades contam com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural(Funcultural.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)