Terça-feira, 28 de outubro de 2008 - 12h32
Em Comemoração ao Dia Internacional da Animação, na terça-feira próxima dia 28 de outubro, haverá uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais na Casa de Cultura Ivan Marrocos, evento esse que ocorrerá simultâneamente em 51 paises os quais estarão fazendo também um intercâmbio de suas mostras.
Nesta data, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Aquela projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.Para comemorar esta data, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.
No Brasil o Dia Internacional da Animação é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este ano o DIA conta com mais de 150 cidades participantes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A Mostra oficial será exibida simultaneamente às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro sendo esse, o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país. Nesta data serão exibidos curtas-metragens estrangeiros (coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos) e curtas-metragens brasileiros.
A organização nacional do evento contará novamente com o apoio do CTAV - Centro Técnico do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Paulista de Cineclubes e com a parceria da ASIFA - Associação Internacional do Filme de Animação para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo.
Em Porto Velho, a cerimônia de abertura se dará às 18h30, com coquetel e sorteio de brindes, por iniciativa da ACME - Associação Coletivo Madeirista e com o apoio cultural da Escola do Legislativo, Coca-Cola, Secel e Casa de Cultura Ivan Marrocos. A entrada será gratuita.
Fonte: DaSilva
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet
Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026
No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas
O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a
Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)