Sexta-feira, 21 de agosto de 2009 - 06h38
Mostra reuniu fotógrafos para celebrar o dia mundial da fotografia. Cartões postais com fotos de Danna Merril foram distribuídos aos visitantes da segunda edição do projeto “A Fotografia na Praça”



No dia mundial da fotografia, comemorado ontem, 19, a exposição “A Fotografia na Praça” teve a participação de 23 fotógrafos, com total de 112 fotografias. Danna Merril, que documentou o início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi o grande homenageado. Oito de suas fotos históricas foram distribuídas ao público no formato de cartões postais com reproduções dos registros feitos pelo fotógrafo. As imagens ilustram um momento importante do começo da cidade de Porto Velho, no início do século passado. A exposição foi realizada na Praça das Caixas D'água.
As imagens captadas por fotógrafos profissionais e amadores foram expostas em um varal. “Muitos têm vontade de expor suas fotos, mas não têm coragem. As exposições incentivam isso, aqui cada um tem seu estilo”, fala o fotógrafo Ésio Mendes, do jornal Estadão do Norte, primeiro fotógrafo a receber o Prêmio Sinjor de Fotojornalismo.
“É importante marcar a fotografia como arte, dividir com a população. Só em varais como este você pode mostrar o que quer, não o que a indústria pede”, observa o fotógrafo Ronaldo Nina, que movimenta outros fotógrafos para a criação de um fotoclube em Porto Velho. Os fotógrafos participantes preencheram um cadastro que poderá colaborar para iniciativas como essa. A Atua Produtora/MinhAgência fez o registro em vídeo do evento.
Para o fotojornalista J.Gomes, do Diário da Amazônia, “a fotografia é uma necessidade como qualquer coisa. Quem não quer ter uma foto? Quem não quer ser fotografado?”, pergunta. Gomes recebeu o Prêmio Sinjor de fotojornalismo no ano passado e prepara uma exposição individual para breve.
Calendário cultural 2010
O projeto “A fotografia na Praça” foi concebido pelo fotógrafo Walteir Costa em 2006. A primeira edição foi realizada na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo. O evento busca promover a prática fotográfica no Estado de Rondônia através da divulgação em ambientes públicos; fomenta a participação da comunidade, estimula a formação da crítica fotográfica e a sensibilidade do olhar para as coisas, pessoas, acontecimentos.
Os realizadores preparam para o próximo ano um evento de maiores proporções, com etapas educativas, presença de profissionais de outros estados e mostras itinerantes nas praças de bairros de Porto Velho, fixando definitivamente a data no calendário cultural. A exposição “Dia Mundial da Fotografia – A Fotografia na Praça” foi uma realização das agências 3Mais Comunicação e Creative Pixels, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo (Semdestur), Coordenadoria Municipal de Turismo (CMTUR), MinhAgência Propaganda e Marketing/Atua Produtora, Escola de Música Sol Maior, Estilo Comunicação e On Line Clipping.
Fonte: Pollyana Woida
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)