Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

DETRAN/RO abre Semana Nacional de Trânsito


O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RO dá início nesta terça-feira feira, às 9:00 horas, no auditório do Sest/Senat em Porto Velho a uma extensa programação educativa. O evento faz parte das ações desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Trânsito sobre o tema relativo Semana Nacional de Trânsito; Jovem: paz e amor no trânsito que acontece no período de 18 a 25 de setembro.

Serão proferidas palestras, encenação teatral, momento cultural, oficina de primeiros-socorros, oficina como se portar no trânsito, oficina de teatro, jogos educativos, ginástica laboral, gincana, pit-stop, sorteios de brindes, e outros.

O pit-stop acontecerá no dia 23/09 (domingo) a partir das 17 horas no espaço alternativo da Avenida Jorge Teixeira, na oportunidade além das orientações pertinentes voltada para o comportamento dos usuários no trânsito, também serão distribuídos panfletos educativos, códigos de trânsito e outros brindes.

Estatística

A frota de veículos em circulação no Estado de Rondônia hoje se aproxima de 400 mil. São 398.467 veículos no Estado e Porto Velho, onde a concentração é maior, são 113.642 veículos.

Do total da quantidade absoluta dos veículos circulando no Estado, 113.970 são automóveis, o que representa 28,60% e 160.220 são motocicletas, o que representa 40,21% da frota.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran/RO, no ano de 2006, do total de 8.499 condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas no Estado, 3.386 tinham idade entre 18 e 29 anos.

O diretor Geral do Detran, Eduardo Batistela disse ontem, durante entrevista a Rádio Caiari, que a a escolha do Conselho Nacional de Trânsito do tema "O Jovem e o Trânsito" para as campanhas de 2007, visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens. No entanto, a intenção do Conselho não é somente de chamar a atenção do jovem para o respeito às leis de trânsito, mas propor a discussão sobre como toda a sociedade pode contribuir para um trânsito mais seguro.

PROGRAMAÇÃO

18/09 Terça-Feira

09h00 Abertura Oficial da SNT
09h15min Pronunciamento Autoridades
09h40min Encenação Teatral
10h00min Momento Cultural (Anjos do Trânsito)
10h15min Cofee Break
10h40min Palestrante: Dr. Genival Queiroga Junior

Tema: Traumatologia Causada pelo Trânsito

Intervalo para Almoço

13h30min Corpo de Bombeiros
14h45min Polícia Rodoviária Federal
15h30min Lanche
15h45min Oficina de Teatro
16h30min Jogos
17h15min Ginástica Laboral

De 19 a 24/09

Atividades Permanentes (manhã e tarde)
Corpo de Bombeiros
Policia Rodoviária Federal
Lanche
Oficina de Teatro
Jogos
Ginástica Laboral 

23/09 Domingo 

16h00 Pit/Stop (Espaço Alternativo)

25/09 Terça-Feira 

07h30min Encerramento
08h30min Gincana

Fonte: Homero Kang Tourinho

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)