Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

DETRAN/RO abre Semana Nacional de Trânsito


O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RO dá início nesta terça-feira feira, às 9:00 horas, no auditório do Sest/Senat em Porto Velho a uma extensa programação educativa. O evento faz parte das ações desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Trânsito sobre o tema relativo Semana Nacional de Trânsito; Jovem: paz e amor no trânsito que acontece no período de 18 a 25 de setembro.

Serão proferidas palestras, encenação teatral, momento cultural, oficina de primeiros-socorros, oficina como se portar no trânsito, oficina de teatro, jogos educativos, ginástica laboral, gincana, pit-stop, sorteios de brindes, e outros.

O pit-stop acontecerá no dia 23/09 (domingo) a partir das 17 horas no espaço alternativo da Avenida Jorge Teixeira, na oportunidade além das orientações pertinentes voltada para o comportamento dos usuários no trânsito, também serão distribuídos panfletos educativos, códigos de trânsito e outros brindes.

Estatística

A frota de veículos em circulação no Estado de Rondônia hoje se aproxima de 400 mil. São 398.467 veículos no Estado e Porto Velho, onde a concentração é maior, são 113.642 veículos.

Do total da quantidade absoluta dos veículos circulando no Estado, 113.970 são automóveis, o que representa 28,60% e 160.220 são motocicletas, o que representa 40,21% da frota.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Engenharia de Trânsito do Detran/RO, no ano de 2006, do total de 8.499 condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas no Estado, 3.386 tinham idade entre 18 e 29 anos.

O diretor Geral do Detran, Eduardo Batistela disse ontem, durante entrevista a Rádio Caiari, que a a escolha do Conselho Nacional de Trânsito do tema "O Jovem e o Trânsito" para as campanhas de 2007, visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens. No entanto, a intenção do Conselho não é somente de chamar a atenção do jovem para o respeito às leis de trânsito, mas propor a discussão sobre como toda a sociedade pode contribuir para um trânsito mais seguro.

PROGRAMAÇÃO

18/09 Terça-Feira

09h00 Abertura Oficial da SNT
09h15min Pronunciamento Autoridades
09h40min Encenação Teatral
10h00min Momento Cultural (Anjos do Trânsito)
10h15min Cofee Break
10h40min Palestrante: Dr. Genival Queiroga Junior

Tema: Traumatologia Causada pelo Trânsito

Intervalo para Almoço

13h30min Corpo de Bombeiros
14h45min Polícia Rodoviária Federal
15h30min Lanche
15h45min Oficina de Teatro
16h30min Jogos
17h15min Ginástica Laboral

De 19 a 24/09

Atividades Permanentes (manhã e tarde)
Corpo de Bombeiros
Policia Rodoviária Federal
Lanche
Oficina de Teatro
Jogos
Ginástica Laboral 

23/09 Domingo 

16h00 Pit/Stop (Espaço Alternativo)

25/09 Terça-Feira 

07h30min Encerramento
08h30min Gincana

Fonte: Homero Kang Tourinho

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio