Sexta-feira, 15 de junho de 2012 - 16h07
Na manhã desta sexta-feira (15), o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, concedeu uma entrevista coletiva a imprensa, no Espaço Multieventos (antigo Parque dos Tanques), informando novidades sobre a 30ª edição do Arraial Flor do Maracujá.
De acordo com o titular da Secel, a tradicional festa folclórica considerada o maior arraial da região norte, será realizada na semana do folclore, entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro, no Espaço Multieventos. “O parque voltou recentemente aos cuidados do governo e está sendo reestruturado para receber os grandes eventos realizados e apoiados pelo governo de Rondônia. O primeiro deles será a Flor do Maracujá. A Semob, Semusb e o DER estão trabalhando na terraplanagem e limpeza do terreno e a Eletrobrás na estrutura de iluminação” afirmou Chicão.
O secretário informou também que esta não será a data definitiva do arraial. “Fizemos uma adaptação para este ano devido às mudanças. Mas dessa forma todos serão beneficiados, os grupos terão mais tempo para concluir suas indumentárias e ensaiar e os barraqueiros para se organizar além podermos oferecer mais conforto e segurança as pessoas que frequentam as dez noites de festa”.
Segundo Chicão, já existem projetos para que após a realização do arraial o espaço seja preparado e fique a disposição de manifestações culturais, esportivas e lazer como, feiras, shows, carnaval, arraiais, festivais além de campeonatos esportivos entre outros grandes eventos que contarão com espaço privilegiado.
Flor do Maracujá
Esta será a 30ª edição do arraial Flor do Maracujá que abriga a 31ª mostra de quadrilhas e bois-bumbás de Rondônia, reunindo 33 grupos folclóricos divididos em três apresentações por noite.
A festa que será realizada na semana do folclore e também faz parte das comemorações do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, receberá além das tradicionais apresentações de quadrilhas e bois-bumbás, shows de grupos folclóricos da região do baixo madeira, Vale do Guaporé incluindo os bois de Guajará-Mirim, Malhadinho e Flor do Campo.
A estrutura contará com praça de alimentação composta por barracas e tendas além dos ambulantes. Será montado também um espaço de 400 m² com artesanato que receberá artesãos de todo o Estado com peças regionais de materiais variados como madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros que serão expostas e comercializadas.
O Flor do Maracujá é uma realização do governo do Estado por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) em parceria, neste primeiro momento, com a prefeitura de Porto Velho que disponibilizou os serviços da Semob, Semusb, além do DER e Eletrobrás entre outros.
Fonte: Decom
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P