Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CURTAMAZÔNIA: Apresenta Filme Ambiental de Rondônia


 

Filmes que compõem o Acervo da Programadora Brasil e Acervo do CURTAMAZÔNIA/2010, fazem parte da exibição nesse sábado (31/07) no Ponto de Exibição da ABD/RO.

O endereço das sessões gratuitas é na Associação Curta Amazônia na Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Bairro Baixa União, próximo ao TRE .

* Filmes do dia 31 DE JULHO – SÁBADO – INÍCIO 8 DA NOITE

1) Filme da Programadora Brasil – “Samba Riachão”, direção e roteiro Jorge Alfredo, Documentário, 35 mm, BA, 2001, 86 min.

Sinopse: Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, que vivenciou todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.

2) Filme do Acervo do CURTAMAZÔNIA, “Pacaás: Entre o sonho e a realidade”, direção Maria Antônia do Nascimento (Toninha), Ambiental, Vídeo, RO, 2009, 20 min.

Sinopse: Fundamentando-se na relação entre os conhecimentos elementares da comunidade e os fundamentos científicos sobre educomunicação ambiental, o documentário “Entre o Sonho e a Realidade”, destaca as belezas naturais da Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaás Novos, observando o modo de vida da população tradicional residente nas colocações, as formas de comunicação, os indicadores socioeconômicos, culturais e ambientais. A produção registra a influência da educação e comunicação como instrumentos de transformação social, no contexto de transmissão da informação popular sobre a natureza, a relação dos atores sociais entre si e com o meio onde vivem, enfatizando os elementos de preservação ambiental local.

O Ponto de Exibição da ABD Rondônia tem os seguintes agentes realizadores: a Programadora Brasil, FNC/SAV/MINC, CTAV, Cinemateca, o Cine Mais Cultura, a Associação Curta Amazônia, ABD Rondônia, ABD Nacional, Maporé e colaboradores.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)