Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CURTA-METRAGEM BALANCEIA EMOCIONA PARINTINENSES EM SESSÃO ESPECIAL NA ILHA TUPINAMBARANA


No último sábado (27), integrantes dos Bois Caprichoso e Garantido, comunidade e artistas de Parintins lotam o espaço do Cine Clube Odinea Andrade para assistir ao curta-metragem Balanceia, dos rondonienses Thiago Oliveira e Juraci Júnior.

O filme, que mostra o Festival Folclórico de Parintins pela visão de um turista e os encantos de uma viagem de barco, tocou os espectadores que estiveram em três sessões.CURTA-METRAGEM BALANCEIA EMOCIONA PARINTINENSES EM SESSÃO ESPECIAL NA ILHA TUPINAMBARANA - Gente de Opinião

 

“Foi muito importante esse filme pra mim, me emocionei muito, porque eu faço parte desse filme. Estou emocionado até agora”, conta o parintinense Celso Garcia, com os olhos marejados.

 

Para Kildary Ferreira, dançarino e torcedor do Boi Garantido, o filme tem um papel importante, por mostrar uma visão do festival que é diferente do que os moradores da ilha estão acostumados. “É interessante, porque é uma visão que, nós parintinenses, não temos do nosso festival, do quanto ele é importante pra quem vem conhecer. As cenas são tocantes, elas mexem com a nossa alma. Foi emocionante e lindo de se ver”, completa o integrante do Boi vermelho.

 

A fotojornalista Nathalie Brasil, torcedora do Boi Caprichoso, se mostra agradecida por poder relembrar cenas da infância. “Minha família é parintinense e vivi desde criança, não só o festival, mas tudo que acontece nessas idas e vindas. Ver isso em filme é uma volta no tempo para quem cresceu vendo isso, e conhecimento para quem nem imagina que isso acontece”, conta.

 

Para Juraci Júnior, um dos diretores do filme, a sessão em Parintins superou as expectativas. Ele revela o quanto essa exibição foi importante para ele. “Logo que finalizamos o filme, nosso compromisso era exibir em Parintins, afinal, eles são os verdadeiros protagonistas dessa história. E ver a comunidade chegando, famílias inteiras juntas, me cumprimentando emocionadas após a sessão, é o prêmio que qualquer artista sonha, que é o reconhecimento sincero do público. Isso jamais irei esquecer”, conta o ator e publicitário.

 

A sessão em Parintins só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura, aos Bois Garantido e Caprichoso, Portal de Notícias Parintins 24 Horas e Rede Calderaro de Comunicação, que integra a TV A Crítica, afiliada a Record TV no Amazonas, Rádio A Crítica FM e jornal A Crítica.

 

Balanceia será exibido no mês de março no Festival de Cinema de Palmácia, no Ceará, e no ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental de São Sebastião, no litoral paulista.

 

Fonte e fotos: Folk Produções

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)