Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curso mais concorrido da Unir é para Oficial da Polícia Militar de Rondônia



No próximo dia 16 de novembro a Universidade Federal de Rondônia realiza a primeira etapa do Vestibular 2008 – a segunda será no dia 14 de dezembro – tendo o Curso de Formação de Oficiais, uma parceria do governo do Estado de Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia, com 2.500 inscritos. O curso será disputado por 54 candidatos por vaga, enquanto o segundo colocado, o curso de Medicina, da Universidade, terá 34 candidatos disputando uma vaga.
Buscando a capacitação na Segurança Pública formando oficiais PM sem precisar sair do estado, o Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, realizará a partir de 2009, o curso que oferece 50 vagas e tem duração de três anos e o acadêmico receberá durante o período de formação bolsa no valor de R$ 1.200,00 reais mensalmente. Após a conclusão do curso o profissional sairá bacharel em Segurança Pública e se integrará a corporação militar com o salário inicial de R$ 3.600 reais.

Ao saber da grande procura pelo curso, o governador Ivo Cassol declarou ter ficado muito feliz com a notícia. “Isso é muito positivo e significa que o nosso estado está crescendo e se desenvolvendo, e nós estamos investindo na qualificação dos policiais militares, o que é o mais importante”, disse.
“Até então, os nossos oficiais eram formados em outros Estados. Pela primeira vez a administração estadual possibilita essa formação em Rondônia”, explicou a coronel Angelina Ramirez, comandante geral da Polícia Militar.

Curso

O curso começa com disciplinas básicas e terminará com as disciplinas específicas. Para tanto, será realizado concurso público no decorrer do curso para a contratação de professores que vão administrar as disciplinas específicas.

Além das matérias técnicas ligadas à área de segurança, o futuro aluno-oficial terá também instrução militar, a ser ministrada na Academia de Polícia local. O curso local terá um custo bem inferior para o estado e mais prático para a corporação, pois os alunos serão doutrinados na filosofia de trabalho da Polícia de Rondônia, que em alguns aspectos é diferente das demais polícias.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)