Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Curso de Letras comemora o Dia do Livro


 

“A leitura nos leva para longe de casa, mas, o mais importante, ela encontra casa para nós em todos os lugares”. (Hazel Rochman)

Em comemoração ao dia do LIVRO (29.10.2009), alunos do curso de Letras conheceram o trabalho desenvolvido frente à Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em porto Velho/RO, coordenado pela bibliotecária Glória Valadares, que teve a iniciativa de elaborar o “Projeto Leitura no Sítio”, abrindo os portões de seu sítio para receber as crianças que moram nas redondezas.

Lá, os alunos do curso de Letras, visitaram a biblioteca e presenciaram sessões de leitura, onde as crianças fazem empréstimos e trocas de livros para que mantenham o contato direto com materiais impressos também em suas casas.

As atividades desenvolvidas pelo projeto “Leitura no Sítio”, são realizadas não por obrigatoriedade, mas com o objetivo de despertar na criança e no adolescente, o interesse genuinamente espontâneo de curtir as estórias de sua preferência. Despertar o gosto pela Leitura, baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação.

É exercendo práticas sociais de leitura e escrita que alguém viria a ler e a escrever.

Os discentes de Letras tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto “Contadores de Histórias” cujo objetivo é oferecer a comunidade da rede pública e privada o incentivo a leitura, através de momentos lúdicos com os contadores de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo.

Marcar o compromisso de propiciar condições e oportunidades para os excluídos, propiciando-lhes o direito que lhes foi negado, pois, as oportunidades culturais não chegam igualmente a todas as classes sociais.

“A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão”. (Francis Bacon) 

Fonte: Sérgio Mello

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio