Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Curso de Letras comemora o Dia do Livro


 

“A leitura nos leva para longe de casa, mas, o mais importante, ela encontra casa para nós em todos os lugares”. (Hazel Rochman)

Em comemoração ao dia do LIVRO (29.10.2009), alunos do curso de Letras conheceram o trabalho desenvolvido frente à Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em porto Velho/RO, coordenado pela bibliotecária Glória Valadares, que teve a iniciativa de elaborar o “Projeto Leitura no Sítio”, abrindo os portões de seu sítio para receber as crianças que moram nas redondezas.

Lá, os alunos do curso de Letras, visitaram a biblioteca e presenciaram sessões de leitura, onde as crianças fazem empréstimos e trocas de livros para que mantenham o contato direto com materiais impressos também em suas casas.

As atividades desenvolvidas pelo projeto “Leitura no Sítio”, são realizadas não por obrigatoriedade, mas com o objetivo de despertar na criança e no adolescente, o interesse genuinamente espontâneo de curtir as estórias de sua preferência. Despertar o gosto pela Leitura, baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação.

É exercendo práticas sociais de leitura e escrita que alguém viria a ler e a escrever.

Os discentes de Letras tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto “Contadores de Histórias” cujo objetivo é oferecer a comunidade da rede pública e privada o incentivo a leitura, através de momentos lúdicos com os contadores de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo.

Marcar o compromisso de propiciar condições e oportunidades para os excluídos, propiciando-lhes o direito que lhes foi negado, pois, as oportunidades culturais não chegam igualmente a todas as classes sociais.

“A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão”. (Francis Bacon) 

Fonte: Sérgio Mello

Mais Sobre Cultura

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona