Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curso de Letras comemora o Dia do Livro


 

“A leitura nos leva para longe de casa, mas, o mais importante, ela encontra casa para nós em todos os lugares”. (Hazel Rochman)

Em comemoração ao dia do LIVRO (29.10.2009), alunos do curso de Letras conheceram o trabalho desenvolvido frente à Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, em porto Velho/RO, coordenado pela bibliotecária Glória Valadares, que teve a iniciativa de elaborar o “Projeto Leitura no Sítio”, abrindo os portões de seu sítio para receber as crianças que moram nas redondezas.

Lá, os alunos do curso de Letras, visitaram a biblioteca e presenciaram sessões de leitura, onde as crianças fazem empréstimos e trocas de livros para que mantenham o contato direto com materiais impressos também em suas casas.

As atividades desenvolvidas pelo projeto “Leitura no Sítio”, são realizadas não por obrigatoriedade, mas com o objetivo de despertar na criança e no adolescente, o interesse genuinamente espontâneo de curtir as estórias de sua preferência. Despertar o gosto pela Leitura, baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação.

É exercendo práticas sociais de leitura e escrita que alguém viria a ler e a escrever.

Os discentes de Letras tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto “Contadores de Histórias” cujo objetivo é oferecer a comunidade da rede pública e privada o incentivo a leitura, através de momentos lúdicos com os contadores de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo.

Marcar o compromisso de propiciar condições e oportunidades para os excluídos, propiciando-lhes o direito que lhes foi negado, pois, as oportunidades culturais não chegam igualmente a todas as classes sociais.

“A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão”. (Francis Bacon) 

Fonte: Sérgio Mello

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)