Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Curso de Hotelaria da São Lucas qualifica profissionais para diversos segmentos


 

Diferente do que muitos pensam, o Curso Tecnólogo de Hotelaria qualifica pessoas para prestar atendimento em qualquer área, conforme salientou a professora Areli Rute Santana, coordenadora dos Cursos de Turismo e de Hotelaria da Faculdade São Lucas, citando pesquisa feita no final de 2008 pela Revista Veja, que destaca a abrangência de um egresso no mercado de trabalho. A pesquisa relata o que a jovem Luciana Brandt, 32 anos, formada em hotelaria, faz como funcionária de um shopping center de São Paulo. “Treino o pessoal que atende os clientes, vigio a limpeza, defino o lugar dos móveis. É como se estivesse num hotel”, diz Luciana Brandt, que já colecionava no currículo passagens por vários cinco-estrelas.

Os profissionais formados na área de hotelaria, no Brasil e nos demais países emergentes, passaram a ser requisitados (e muito bem pagos) para prestar atendimento a clientes de todo tipo e reproduzir a rotina de um hotel de luxo nos lugares mais improváveis. Em agências bancárias, de acordo com a pesquisa da Revista Veja, os profissionais formados em hotelaria passaram a ser contratados como ‘apaziguadores de conflitos’. São profissionais que, diante de um cliente enraivecido, têm a missão de reverter a situação com base na diplomacia. Justamente por isso encaixam-se em tantas áreas do mercado, como, por exemplo, a nova função de ‘treinador de recursos humanos’. “Com os profissionais formados em hotelaria, o pessoal de RH aprende a ser mais agradável e comunicativo’, conforme explica o indiano Yateendra Sinh, diretor da Escola de Lausanne.

É nesse contexto que o Curso de Hotelaria da Faculdade São Lucas se enquadra, sendo o pioneiro no Estado. Pesquisas recentes mostram que os alunos que já investem no curso sabem que as chances de conseguir um emprego são bem altas: 85% deixam a faculdade com uma oferta de trabalho, enquanto nas demais carreiras, 50% dos estudantes, em média, têm a mesma sorte. É isso que vem atraindo tanta gente para os cursos de hotelaria.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), só em 2008 a procura aumentou 36% – o que explica o fato de haver gente de sobra para os hotéis e ainda para tantas novas ocupações. Rondônia passa por mudanças radicais, dentre as quais a exigência de melhor qualificação dos profissionais no segmento hoteleiro e similares. “O Curso de Hotelaria oferecido pela Faculdade São Lucas é um curso dinâmico e direcionado ao público de maior exigência na área acadêmica”, destaca a coordenadora Areli Rute, acrescentando que o curso conta com a língua inglesa em todos os semestres. “Como podem notar, o aluno praticamente faz dois cursos de ponta em apenas dois anos”, complementa.

Fonte: Chagas Pereira


Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um