Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curso de formação continuada para professores de Educação Física e Matemática encerra nesta quinta



Será nesta quinta-feira, 14, a última etapa do curso de capacitação que a Universidade Federal de Rondônia (Unir) está ministrando a professores de Educação Física e Matemática do município. A qualificação faz parte da grade de cursos de formação continuada que a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza aos seus profissionais da educação, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, de Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semed). A capacitação será na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, no Centro. “Essa capacitação foi planejada para ser desenvolvida em quatro módulos que foram iniciados em abril. Os temas desenvolvidos foram ‘Matemática no Cotidiano’, ‘Matemática no Futebol’ e ‘Matemática nas Disciplinas Escolares’. O último, ‘Matemática nos Esportes, será o de amanhã que marcará o enceramento do curso”, adiantou Erasmo Mesquita, chefe da divisão de Educação Física da Semed.

Ele adiantou ainda que a capacitação visa o trabalho integrado e interdisciplinar na formação dos alunos da rede municipal de ensino. E a Educação Física é uma disciplina que pode contribuir para o trabalho interdisciplinar dentro do contexto educacional. Com essa nova ferramenta, os alunos passam a ter um aprendizado diferenciado do que normalmente eles recebem nas salas de aula rotineiramente. “Essa integração interdisciplinar vai permitir que eles, por meio de uma atividade esportiva, por exemplo, recebam ensinamentos de assuntos relacionados à Matemática, tornando o aprendizado bem mais proveitoso e bem mais fácil de ser assimilado, sem que haja prejuízo para qualquer das disciplinas”, disse.

Erasmo Nascimento lembrou ainda que o professor é um elemento construtivo e imprescindível na qualidade da educação. Embora não seja o único responsável, ele é o fator principal do sistema educacional e no processo de formação de futuros profissionais, daí a importância da sua formação, visto que o professor é propagador do conhecimento que ele mesmo recebe ou recebeu.

E a formação continuada é um processo de aquisição de conhecimentos onde o indivíduo busca novas informações seja por meios de cursos, leitura individual ou através da atuação conjunta dentro do âmbito escolar. Além disso, independente das ações que participam os docentes, o mais importante na sua atuação profissional é que esta esteja em constante processo de atualização para que não sejam criados vícios na sua atuação profissional.

Fonte: Joel Elias

 

 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)