Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CULTURA: Inaugurado Calçadão Cultural Manelão em frente ao Mercado Cultural


CULTURA: Inaugurado Calçadão Cultural Manelão em frente ao Mercado Cultural - Gente de Opinião

Em apenas um mês à frente da administração municipal, o prefeito dr Hildon Chaves vem acumulando bons resultados para o resgate da cultura e tradição da história de Porto Velho como, a revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde aconteceu a festa de aniversário da instalação do município. Na manhã desta quinta-feira (2), inaugurou o Calçadão Cultural Manelão, em frente ao Mercado Cultural, junto com o presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo e a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, filha do homenageado do evento.

“Estou esperançoso com as parcerias que estamos tendo, como o governo do Estado e, principalmente a iniciativa privada. Essa calçada foi feita com doações de empresários. Não saiu do bolso público. A inauguração do calçadão Cultural Manelão faz parte do nosso trabalho no resgate da história e cultura de Porto Velho”, ressaltou o prefeito durante o descerramento da placa alusiva ao fundador do maior bloco de Carnaval de rua da região Norte, Manoel Mendonça, falecido em 2011.

Hildon Chaves também destacou a importância de Manelão para a cidade. “Fundou o maior bloco da região. A Banda tem tradição. Leva alegria para o povo. As marchinhas dela são feitas por compositores daqui. Isso precisa ser mantido”, disse o prefeito.

Já o presidente da Fundação Cultural, Antonio Ocampo, disse que a solenidade de inauguração marca também as atividades momescas que a Funcultural tem para este mês de fevereiro. “Vamos ter o Baile Municipal, o prefeito vai entregar a chave da cidade, isso é o resgate da tradição que há muito não se fazia na nossa cidade”, justificou Ocampo.

BANDA

CULTURA: Inaugurado Calçadão Cultural Manelão em frente ao Mercado Cultural - Gente de Opinião

Muito emocionada, a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, em rápidas palavras em seu discurso agradeceu ao prefeito Hildon Chaves pela homenagem e reconhecimento da importância do pai, Manelão, na cultura portovelhense e também ao secretário da Sejucel, Rudnei Paz pelo apoio a infraestrutura no Carnaval.

A Banda do Vai Quem quer foi criada em janeiro de 1981. Hoje, com 37 anos de existência, leva mais de cem mil foliões pelas principais ruas da cidade. Sempre no sábado oficial de Carnaval. Este ano, o desfile será no dia 25 de fevereiro.

Lançamento

Gente de Opinião
Ainda no evento, foi apresentada a Camisa da BVQQ 2017 com o tema “Contra as maracutaias e a impunidade, a Banda promove a alegria de verdade”. Também aconteceu o lançamento do livro do jornalista Sílvio Santos, “As peripécias do General”, que conta histórias de Manelão.

Fonte: Comdecom 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)