Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Crescimento da mulher no mercado de executivos é destaque em curso de MBA


 
Dados estatísticos sobre o crescimento feminino no mercado de executivos foram apresentados pelo vice-presidente da Catho, Homero Amato, durante aula ministrada na Disciplina “Planejamento e Gestão de Carreira” aos alunos do Curso de MBA Gestão de Negócios da Faculdade São Lucas. Segundo Amato, nos últimos cinco anos houve um crescimento de 60% da participação das mulheres em posições de cúpula (presidente, executivo principal, gerente geral ou equivalente).

A pesquisa, de acordo com o executivo da Catho, leva em consideração o fato de que a mulher executiva é mais otimista e positiva em relação ao futuro do que o homem. Homero Amato observou que o mercado está mais aberto ao trabalho profissional feminino porque as mulheres também buscam com mais afinco a qualificação profissional para serem mais competitivas no mercado.

Por outro lado, o vice-presidente da Catho também destacou o crescimento do número de executivos masculinos que preferem a variante salarial, principalmente porque as grandes empresas trabalham por metas. Homero Amato salientou que no estilo de salários variante ganha a empresa, que pode alavancar seus negócios, e ganha o funcionário, que aumenta a motivação através do foco e do direcionamento de seus esforços. Segundo ele, hoje o mercado emprega 54% dos executivos que preferem receber bônus por objetivos e por metas. “Mas, é importante acumular experiência profissional porque o mercado procura gente que faz”, acrescentou.  

A Disciplina “Planejamento e Gestão de Carreiras” é direcionada ao planejamento e gestão de executivos, gerenciamento da carreira profissional, dentro de uma estrutura moderna, com abordagens sobre aspectos importantes no desenvolvimento de profissionais, com base em projeto de reorganização e planejamento da carreira de executivos.

Homero Amato é um dos mais conceituados profissionais do mercado, responsável pela seleção e colocação de executivos no mercado de trabalho, Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios (Esan) em São Paulo, com Mestrado pela Brigham, Young University em Utah (Estados Unidos). Desde 1996 leciona no Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG/SP), sendo professor nas cadeiras de Negociação e Planejamento de Carreira. É autor do livro “Como Negociar – Estratégias, Táticas e Técnicas para negociar melhor e obter vantagens”, além de ser Co-autor do livro “Como Planejar sua Carreira – Um Guia para Administrá-la como Sucesso”.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)