Terça-feira, 24 de junho de 2008 - 08h08
Fórum sobre Ensino Médico será divisor de água
na formação dos futuros profissionais médicos
A secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Rita de Cássia, afirmou nesta segunda-feira, 23, que a entidade aguarda com grande expectativa a participação dos acadêmicos dos cursos de medicina da Unir, São Lucas, Fimca e Facimed (Cacoal), nos debates do I Fórum sobre Ensino Médico em Rondônia, que será aberto quarta-feira, 25, às 9h, no auditório do Cremero, em Porto Velho.
Ela ressaltou a importância do evento, que contará também com a participação do médico Renato Passini Jr, um dos conferencistas de renome nacional e um dos mais requisitados do momento para falar sobre residência e qualidade da residência médica. Passini também estará representando em Porto Velho a Associação Médica Brasileira (AMB) e falará sobre Residência Médica e Qualidade da Residência Médica.
Rita de Cássia acredita que o Fórum será uma espécie de divisor de águas no contexto da qualidade do ensino médico, pois em relação aos outros estados, Rondônia praticamente iniciou sua trajetória. O que se quer é que o ensino médico comece a ser ministrado em Rondônia dentro dos princípios éticos em todas as suas etapas.
A iniciativa do Conselho Regional de Medicina em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem por objetivo ampliar essa discussão com as próprias faculdades, que inclusive estão apoiando a divulgação do evento, afixando faixas em seus campus.
Segundo o conselheiro federal do CFM, médico José Hiran Gallo, há que se ressaltar, ainda, os esforços da coordenadora geral do evento e presidente do Cremero, médica Inês Mota, para trazer conferencistas de renome nacional, como a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, que já confirmou participação e é uma das palestrantes.
Hiran Gallo considera o evento como muito importante e disse que os proprietários não devem temer a participação nas discussões. Não queremos crucificar ninguém. Pelo contrário, queremos discutir melhorias para o ensino médico em Rondônia.
Fonte: Carlos Araújo
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)