Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

'Corponectivos' de volta ao palco do Sesc em curta Temporada


'Corponectivos' de volta ao palco do Sesc em curta Temporada - Gente de Opinião

A atração de encerramento da Semana Nacional do Palco Giratório é o espetáculo de dança contemporânea “Corponectivos”, que volta ao palco do Sesc, depois de impressionar o público na estreia, ocorrida em 28 novembro do ano passado. Dessa vez, o grupo entrará em cartaz em curta temporada que começará no domingo, dia 23 e seguirá até quinta, dia 27 de março, sempre às 20h, com entrada gratuita.

“Corponectivos” explora o corpo e suas possibilidades no espaço, em coreografia inspirada no “Homem Vitruviano”, imortalizado por Leonardo da Vinci, em esboço baseado em estudos do arquiteto romano Marcos Vitrúvio, do século I antes de Cristo. Tais estudos deram conta das proporções perfeitas do corpo humano.

Além disso, a coreógrafa Cristiana Peixoto, bailarina formada pela Universidade Estadual do Amazonas, utilizou na montagem do espetáculo elementos como simetria, tempo, fluência, espaço e peso, fundamentos teóricos de Rudolf Laban, importante nome da dança, muito seguido pelos contemporâneos.
O espetáculo é resultado do trabalho de experimentação do núcleo de estudo e dança contemporânea do Sesc que alia consciência corporal, sensibilização artística e improvisação de movimentos. “Investigamos as possibilidades do corpo, seus movimento e sensações”, explicou a coreógrafa, que também aproveitou as criações dos bailarinos durante os exercícios propostos.

O grupo, formado por Ana Paula Venâncio, Andrea Melo, Bruno Selleri, Cáio Borges, Deise Cidade, Felipe Maia, Natanael Sussuarana, Rafael Barros, Rafaele Silva, Silmara Sales, Simone Norberto e Vânia Souza, tem diferentes origens dentro do universo da dança, o que proporcionou uma interessante composição coreográfica, explorando os limites de cada um.

O cenário, assinado por Ismael Barreto, remete aos conceitos e ao título do espetáculo. Trata-se da famosa Kinesfera, uma esfera formada por diversos triângulos, utilizada também como objeto cênico e interatividade pelos bailarinos.


Temporada

Quando estreou no ano passado, “Corponectivos” foi apresentado uma única vez, o que gerou grande expectativa entre o público que não conseguiu entrar no espetáculo devido a superlotação. Agora terá oportunidade até o dia 27 de março para apreciar os talentos locais da dança contemporânea. Outra grande conquista para o grupo é compor a programação da Semana do Palco Giratório. “Para nós é um privilégio encerrar a Semana, um evento de dimensão nacional, aguardado por todos”, disse bailarina Andrea Melo, que destaca ainda o trabalho coletivo, inclusive na produção do espetáculo. “Temos uma energia muito boa, porque celebramos a dança”, concluiu.
 

Serviço:

Espetáculo “Corponectivos” do Núcleo de Dança Contemporânea

Teatro 1 do Sesc

23 a 27 de novembro, às 20h

Entrada Gratuita

Fonte: Simone Norberto

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio