Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

'Corponectivos' de volta ao palco do Sesc em curta Temporada


'Corponectivos' de volta ao palco do Sesc em curta Temporada - Gente de Opinião

A atração de encerramento da Semana Nacional do Palco Giratório é o espetáculo de dança contemporânea “Corponectivos”, que volta ao palco do Sesc, depois de impressionar o público na estreia, ocorrida em 28 novembro do ano passado. Dessa vez, o grupo entrará em cartaz em curta temporada que começará no domingo, dia 23 e seguirá até quinta, dia 27 de março, sempre às 20h, com entrada gratuita.

“Corponectivos” explora o corpo e suas possibilidades no espaço, em coreografia inspirada no “Homem Vitruviano”, imortalizado por Leonardo da Vinci, em esboço baseado em estudos do arquiteto romano Marcos Vitrúvio, do século I antes de Cristo. Tais estudos deram conta das proporções perfeitas do corpo humano.

Além disso, a coreógrafa Cristiana Peixoto, bailarina formada pela Universidade Estadual do Amazonas, utilizou na montagem do espetáculo elementos como simetria, tempo, fluência, espaço e peso, fundamentos teóricos de Rudolf Laban, importante nome da dança, muito seguido pelos contemporâneos.
O espetáculo é resultado do trabalho de experimentação do núcleo de estudo e dança contemporânea do Sesc que alia consciência corporal, sensibilização artística e improvisação de movimentos. “Investigamos as possibilidades do corpo, seus movimento e sensações”, explicou a coreógrafa, que também aproveitou as criações dos bailarinos durante os exercícios propostos.

O grupo, formado por Ana Paula Venâncio, Andrea Melo, Bruno Selleri, Cáio Borges, Deise Cidade, Felipe Maia, Natanael Sussuarana, Rafael Barros, Rafaele Silva, Silmara Sales, Simone Norberto e Vânia Souza, tem diferentes origens dentro do universo da dança, o que proporcionou uma interessante composição coreográfica, explorando os limites de cada um.

O cenário, assinado por Ismael Barreto, remete aos conceitos e ao título do espetáculo. Trata-se da famosa Kinesfera, uma esfera formada por diversos triângulos, utilizada também como objeto cênico e interatividade pelos bailarinos.


Temporada

Quando estreou no ano passado, “Corponectivos” foi apresentado uma única vez, o que gerou grande expectativa entre o público que não conseguiu entrar no espetáculo devido a superlotação. Agora terá oportunidade até o dia 27 de março para apreciar os talentos locais da dança contemporânea. Outra grande conquista para o grupo é compor a programação da Semana do Palco Giratório. “Para nós é um privilégio encerrar a Semana, um evento de dimensão nacional, aguardado por todos”, disse bailarina Andrea Melo, que destaca ainda o trabalho coletivo, inclusive na produção do espetáculo. “Temos uma energia muito boa, porque celebramos a dança”, concluiu.
 

Serviço:

Espetáculo “Corponectivos” do Núcleo de Dança Contemporânea

Teatro 1 do Sesc

23 a 27 de novembro, às 20h

Entrada Gratuita

Fonte: Simone Norberto

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)